Em defesa da causa animal, vereadora Maria Vira-lata sugere ações para os pets, mas alerta outras demandas importantes para cidade

Em defesa da causa animal, vereadora Maria Vira-lata sugere ações para os pets, mas alerta outras demandas importantes para cidade

04/02/2021

A vereadora Maria José Pereira (Maria Vira-lata) colocou em pauta, nesta semana, 10 requerimentos sendo que quatro deles estão ligados diretamente à causa animal, são eles: a implantação do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres); do Programa “Leva e traz Pet”, do Programa “Drogaria Solidária Pet” e de uma UBS Animal, em Cruz das Posses.

Os assuntos foram abordados na segunda-feira, dia 1º. Além desses, a parlamentar também abordou temas ligados à mobilidade urbana, meio ambiente, entre outros.

Confira um breve resumo das propostas apresentadas por ela ligadas à causa animal:

CETAS - (Centro de Triagem de Animais Silvestres) é um órgão gerenciado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) de autarquia federal ou por outras instituições ambientais, que tem por objetivo o resgate, identificação, tratamento, recuperação e reintrodução de animais silvestres no meio ambiente, levados pela população ou capturados de apreensão pelos órgãos fiscalizadores.

Programa “Leva e traz Pet” - Destinado exclusivamente aos munícipes usuários dos serviços disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde Animal “Elza Moschini Marques”, e seus animais.

“Alguns munícipes que não possuem veículo de transporte próprio e/ou não têm condições financeiras para pagar um transporte urbano, Tuk Tuk, Uber Pet e demais outros meios de transporte, penso que deveria haver essa alternativa, inclusive, poderiam seguir os mesmos critérios do Programa ‘Leva e traz da Saúde’”, comentou a vereadora Maria Vira-lata.

Programa Drogaria Solidária Pet - A população seria orientada a destinar corretamente as “sobras” de medicamentos de uso veterinário.

Os medicamentos destinados vencidos ou impróprios para utilização seriam encaminhados para correta destinação final, em preservação ao meio ambiente.

“Já os medicamentos próprios para utilização seriam disponibilizados para doação aos cidadãos, cujos animais passaram por atendimento veterinário junto à UBS Animal, mediante apresentação de documentos pessoais e receituário timbrado e assinado pelos veterinários garantindo, assim, que a população que mais precisa tenha o direito de utilização do programa que, certamente, contribuirá para saúde e bem-estar dos animais”, frisou a vereadora Maria.

UBS Animal em Cruz das Posses – “A população do Distrito clama por esse auxílio, uma vez que a UBS Animal presta atendimento veterinário gratuito, e de salutar qualidade, à população inscrita em programas sociais como, por exemplo, a realização de exames básicos, urgências e emergências veterinárias, e castrações. Portanto, seria importante levar uma estrutura como essa para o Distrito de Cruz das Posses, seja através da construção ou designação de um próprio público específico para disponibilização desses serviços”, justificou a vereadora Maria.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •