Escolas municipais de Ribeirão Preto terão 330 profissionais de apoio para alunos com deficiência
28/02/2020
Cerca de 260 de um total de 330 profissionais de apoio iniciaram atividade nas escolas da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (27), em Ribeirão Preto. A expectativa é de que o restante comece a atuar nos próximos dias.
A equipe foi contratada pela Secretaria da Educação com o objetivo de atuar nos cuidados aos alunos com deficiência, conforme estabelecido na Lei Federal nº 13.146/2015, e será distribuída nas 108 unidades municipais, podendo variar entre um e nove profissionais em cada unidade, de acordo com a demanda local.
Entre as principais funções estão auxiliar nas atividades de alimentação, higiene (como banho, troca de roupa, escovação de dentes, higienização das mãos, troca de fraudas etc.) e locomoção desses estudantes. A equipe também será responsável por fazer o acompanhamento geral nos horários de entrada, saída e intervalos.
“É uma equipe multifuncional que passou por treinamento antes de iniciar as atividades e será continuamente capacitada, visto que a Secretaria irá oferecer treinamentos relacionados ao lidar com alunos com deficiência, sobre o funcionamento da rede municipal e a respeito dos cuidados fundamentais que cada faixa etária requer. São pessoas treinadas para oferecer, inclusive, primeiros socorros quando e se necessário”, afirma o chefe da pasta, Felipe Elias Miguel.
Além dos 330 profissionais de apoio, a Secretaria Municipal da Educação está contratando 26 PEB III habilitados em Atendimento Educacional Especializado (AEE) temporários. Esses professores serão responsáveis pelos alunos com deficiência que tiverem necessidade comprovada de acompanhamento em sala de aula, garantindo o melhor aproveitamento possível do conteúdo.
“Nós também realizamos um processo seletivo para contratar 25 professores temporários com domínio em Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo oito deles deficientes auditivos, com o objetivo único de promover a inclusão nas nossas escolas e garantir que todos os nossos alunos, sem distinção, possam aprender e se desenvolver tanto quanto for possível”, acrescenta Miguel.
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