Fim da tomada de três pinos coloca população em risco
26/06/2019
Mudar o padrão das tomadas brasileiras pode trazer riscos, e prejuízo à população. A afirmação é da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
O posicionamento vem após o Governo Federal sinalizar que pretende rever o padrão atual, de três pinos. Em nota, a associação defende que mudar o padrão das tomadas a essa altura é um retrocesso, uma vez que indústria e população já estão adaptadas ao modelo.
A tomada de três pinos começou a valer em 2011, para padronizar os conectores no país, e oferecer um modelo mais seguro. Isso porque o pino do meio é um fio terra, que ajuda a evitar choques elétricos.
Assim que o modelo foi adotado como padrão, existiam diferentes tipos de plugues no mercado, o que exigiu ajuste por parte da indústria, da construção civil e das famílias.
De acordo com números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, desde que o modelo de três pinos passou a ser o padrão no Brasil, o número de mortes relacionadas a acidentes com eletricidade caiu 150%.
Para se ter ideia, entre os anos 2000 e 2010, a média anual era 1500 óbitos. No ano passado o índice não passou de 600.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.