Hemocentros precisam de doação no período de férias

Hemocentros precisam de doação no período de férias

06/01/2020

No período de férias e festividades de fim de ano, os hemocentros do país todo sofre queda nos estoques de sangue. Apesar de no Brasil mais de 3 milhões de pessoas doarem sangue, isso corresponde a menos de 2% da população.

A meta da Organização Mundial de Saúde é que entre 1% e 3% da população doe sangue.

No Brasil, o doador tem que ter de 16 a 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Confira 10 Mitos e Verdades sobre a Doação de Sangue

1. Idosos não podem doar sangue.
MITO – A partir de 2013, houve aumento na idade máxima dos doadores de sangue pelo Ministério da Saúde. Atualmente, pessoas entre 16 e 69 anos podem realizar o ato de doação.

2. Quem tem piercing e tatuagem não pode doar.
MITO – Apenas pessoas com piercing na cavidade oral não podem realizar a doação, pois a boca está mais receptiva a infecções do que outras áreas do corpo. Sobre pessoas com tatuagens, é indicada que a doação seja feita após um ano da realização do desenho, pois é o tempo adequado para manifestações de doenças contagiosas que possam ser transmitidas pela agulha.

3. O peso corporal influencia na doação.
VERDADE – O peso do voluntário deve ser a partir de 50 quilos.

4. Gestantes e lactantes não podem doar.
VERDADE – Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar.

5. Descanso e alimentação influenciam na doação.
VERDADE – É necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições prévias leves e sem gordura.

6. Pode-se doar sangue a cada 30 dias.
MITO – A doação de sangue deve realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres, ou seja, em um período de 12 meses, há possibilidade de doação de até quatro vezes por ano, no caso de doador masculino e três, em caso de doadora.

7. Doar sangue vai deixar meu corpo com insuficiência sanguínea.
MITO – A quantidade de sangue coletada é pequena e, além disso, o organismo trabalha para que, em pouco tempo, a quantidade sanguínea volte a ser a mesma antes da doação, sem causar qualquer desequilíbrio no funcionamento do organismo.

8. Gripes e Resfriados podem impedir a doação.
VERDADE – Não é aconselhável doar sangue nesses estados. Nesses casos, recomenda-se que que o doador aguarde um período de 1 semana após o desaparecimento dos sintomas para doar.

9. Quem já teve qualquer tipo de hepatite não pode doar.
MITO – Pessoas que já tiveram hepatite A podem doar sangue normalmente. Entretanto, pessoas que tiveram os outros tipos de hepatite após os 10 anos de idade não podem doar sangue.

10. Os doadores não podem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
VERDADE – É necessário aguardar 12 horas após a ingestão de bebida alcoólica para que a doação de sangue seja realizada.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •