INCLUSÃO! Jovem com autismo terá primeira experiência de trabalho como professor auxiliar da Prefeitura de Sertãozinho

INCLUSÃO! Jovem com autismo terá primeira experiência de trabalho como professor auxiliar da Prefeitura de Sertãozinho
Foto: Divulgação

30/08/2021

Vítima de bullying no passado, Leonardo que é bom em exatas, planeja motivar pessoas com deficiência a não desistirem de seus sonhos

Leonardo Soares Barbosa já está com a documentação pronta e aguarda apenas a ligação da Secretaria Municipal de Educação para iniciar as atividades como professor auxiliar da rede municipal de ensino. Ele ocupará uma das vagas destinadas à contratação de estagiários nas unidades educacionais do município.

Aos 19 anos, Leonardo que é autista e cursa o quarto semestre de Pedagogia em uma faculdade de Sertãozinho, teve a contratação oficializada, no Paço Municipal, pelo prefeito Dr. Wilsinho e pela secretária de Educação, Luciana Fernandes Ambrosio.

O estágio na Prefeitura será a primeira experiência de trabalho de Leonardo, que foi diagnosticado com Transtorno de Espectro de Autismo Leve aos sete anos de idade. Ele não foi beneficiado pelo sistema de cotas, e sim, pelo procedimento convencional com inscrições no CIEE, processo seletivo e entrevistas, como ocorreu com outros candidatos.

O jovem, que gosta da área de Exatas, escolheu o curso de Pedagogia por ter como inspiração o antigo professor de Matemática do ensino médio, José Reis, conhecido popularmente em Sertãozinho como Reizinho.

Por conta da interrupção nas aulas em virtude da pandemia de Covid-19, no novo trabalho Leonardo acompanhará um aluno com dificuldade de aprendizagem de forma remota e, após o retorno das atividades, auxiliará de perto esse aluno. O contrato de trabalho será de um ano, podendo ser renovado por mais um.

A tão sonhada vaga foi recebida com alegria pela família. “Isso é um sonho, porque eu sou professora da educação especial e eu entendo que esse é o foco da inclusão por completo. Meu filho já planeja algo para o futuro dele”, comenta a mãe de Leonardo, Roberta Barbosa, que é formada em Pedagogia e atua como professora.

A contratação de Leonardo, que já foi vítima de bullying no passado, vai ao encontro com a proposta de governo do prefeito Dr. Wilsinho e do vice Ricardo Almussa. “É missão da prefeitura estimular e incentivar a inclusão em todos os setores”, comenta o prefeito.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •