Infarto aumenta chances de perda de memória
04/07/2019
Após sofrer um infarto uma pessoa pode ter declínio cognitivo acelerado. É o que informa um estudo do Jornal do Colégio Americano de Cardiologia que analisou quase 8 mil participantes por mais de 12 anos.
De acordo com os pesquisadores, depois de sofrer um ataque cardíaco o paciente enfrenta um quadro de declínio cognitivo mais rápido.
Funções como cognição, memória verbal, e orientação temporal foram prejudicadas após um paciente ser diagnosticado com a doença arterial coronariana.
Infarto e dor no peito são manifestações da doença do coração. Para os pesquisadores isso revela que a doença do coração pode prejudicar a função mental.
A pesquisa também mostrou que antes do infarto a taxa anual de declínio cognitivo foi semelhante aos pacientes que não sofreram infarto.
Para os especialistas a pesquisa mostra que coração e cérebro trabalham juntos. E a preocupação é que mesmo pequenas diferenças na função cognitiva podem resultar em um risco grande de demência ao longo de vários anos.
A doença isquêmica do coração também conhecida como doença arterial coronariana afeta as artérias do coração. Os especialistas alertam que as pessoas façam exames de rotina regularmente.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.