Inmetro alerta para itens escolares com problemas
16/01/2024
Mais de 34 mil artigos escolares irregulares estão à venda em papelarias de todo Brasil. O levantamento foi feito durante a fiscalização chamada de “Aulas Seguras” e realizada pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, entre os dias 8 e 12 de janeiro.
Segundo o órgão, o maior problema é a ausência do selo do Inmetro e de informações obrigatórias, como a marca do produto ou a razão social do fabricante.
De acordo com os dados, os itens que apresentaram maior número de problemas foram as canetas esferográficas e do tipo roller, borrachas, apontadores e lápis.
Ssem o selo do Inmetro, não é possível saber se produto passou por testes e foi avaliado para evitar possíveis acidentes, seja em relação a bordas cortantes e pontas perigosas, por exemplo, até a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou que tenham risco de serem ingeridos ou inalados.
Caso você encontre algum produto a venda sem o selo do Inmetro, o órgão orienta denunciar à ouvidoria, pelo telefone 0800-285-1818.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.