Insônia pode aumentar risco de infarto
21/08/2019
Pessoas que sofrem de insônia podem ter um risco aumentado de doenças no coração. Por exemplo, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. O alerta é de uma pesquisa da Associação Americana do Coração.
Estudos anteriores já haviam encontrado uma associação entre insônia e risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas e AVC. Além disso mostraram que não dormir bem pode aumentar outros fatores de risco de doenças cardíacas como pressão alta, inflamação e obesidade.
Mas os estudos não conseguiram comprovar se a insônia é uma causa desses problemas. Essa nova pesquisa analisou aproximadamente um milhão e 300 mil pessoas com ou sem doença cardíaca.
Os resultados mostraram que quem tinha insônia poderia ter mais chances de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e AVC.
Um a cada três brasileiros sofrem com insônia de acordo com a Associação Brasileira do Sono. O distúrbio se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.
Vale lembrar que não é apenas a quantidade que importa como também a qualidade do sono. Os pesquisadores alertam que se a pessoa tem dificuldade para dormir, ronca ou acorda cansada, ela deve procurar um especialista do sono.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.