INSS promete agilizar liberação de aposentadorias
10/12/2018 / BR Mais News
O INSS está demorando mais do que devia para liberar as aposentadorias. Segundo dados do próprio instituto, em 2018, até outubro, o tempo médio de concessão de aposentadorias no INSS foi de 91 dias.
Mas uma norma determina que esse tempo seja de no máximo 45 dias. Para agilizar esse processo, um dos procedimentos foi o agendamento antes de ir às agências. E a possibilidade de liberação de benefícios de maneira automática.
90 mil benefícios já foram concedidos sem necessidade de ir até o INSS. O instituto informou que possui 33 mil e 500 servidores em todo Brasil.
Desses, mais de cinco mil atuam diretamente na análise e concessão de benefícios. No entanto, 34% dessa mão de obra podem se aposentar já em 2019.
Por isso, outra medida implementada vai ser incorporar ao salário uma gratificação por desempenho. E também a possibilidade de trabalhar de forma remota na liberação dos processos.
Por causa dessa demora e da falta de funcionários, a defensoria pública da união ajuizou uma ação civil pública para pedir agilidade nos processos. Tanto de agendamento, quanto de concessão dos benefícios.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.