Jogando junto: Marketing do Touro cada vez mais próximo do torcedor

Jogando junto: Marketing do Touro cada vez mais próximo do torcedor
Tcharles Bigheti, diretor de marketing do Sertãozinho [Foto: Divulgação / Sertãozinho FC]

07/11/2017

O futebol é um esporte que mobiliza muita gente, paixão do brasileiro.
Para quem joga, o futebol é apenas um esporte, mas para a grande massa que admira, acompanha e assiste, é basicamente entretenimento. Isso incentiva os departamentos de marketing dos clubes a promoverem uma melhor gestão de suas marcas e atrair cada vez mais o público para os estádios.

No Sertãozinho FC, o departamento de marketing trabalha com o simples objetivo de atender e superar as necessidades dos torcedores do Touro dos Canaviais, divulgando promoções, notícias do dia a dia dos atletas e conquistando seguidores nas mídias sociais do clube.

Em entrevista, Tcharles Bigheti - diretor responsável do marketing do Sertãozinho - fala sobre a importância deste setor, as conquistas, os desafios e a parceria com o clube.

 

O PINGA FOGO: Nos últimos anos o marketing esteve mais presente no futebol brasileiro. Qual é a importância do departamento desse seguimento para os clubes e qual é o segredo do sucesso dessa parceria?

TCHARLES: O marketing esteve sempre presente no futebol brasileiro e no mundo. A diferença é que hoje, com a tecnologia, o mercado proporciona mais ferramentas para alcançar o público, ficando mais evidente, consequentemente, o engajamento e a importância também. O sucesso é algo relativo, mas o que podemos dizer é que, entender o que o público / torcedor quer, juntamente com a compreensão do mercado, patrocinadores e tecnologia, é um dos fatores mais importantes para que este sucesso ocorra.

 

O PINGA FOGO: Você está a frente do marketing do Sertãozinho há poucos anos. Durante esse tempo, qual foi a campanha que mais otimizou o acesso do torcedor ao Fredericão?

TCHARLES: A nossa gestão chegou em novembro de 2014 a convite do atual presidente Toninho Savegnago. Desde o início assumimos a responsabilidade e a missão de colocar a marca do Sertãozinho em seu devido lugar e reestruturar algo que estava esquecido até naquele momento dentro do clube.

Neste pouco período a nossa equipe conseguiu desenvolver muitas áreas, poucas ou não exploradas. Um dos exemplos mais marcantes para otimizar o acesso ao Fredericão, sem dúvidas, foi as campanhas do Futebol Sustentável e o início da revitalização do estádio, como reformas, pinturas e parcerias, que resultaram em recordes de público na Série A3 do Campeonato Paulista do ano passado, a segunda melhor média da competição.

 

O PINGA FOGO: O marketing do Sertãozinho cultivou um melhor relacionamento com a torcida nas redes sociais. Isso contribuiu ainda mais no fortalecimento das marcas ligadas diretamente ao clube?

TCHARLES: Sim. Um dos nossos principais objetivos é estar sempre evoluindo no relacionamento com o clube, o torcedor e os parceiros. As redes sociais são a melhor forma de atingir esse objetivo e agregar valores das marcas parceiras. São ferramentas disponíveis de fácil acesso e, é claro, o torcedor gosta de ficar conectado e recebendo informações do time do coração. Um dos pontos positivos é que, após iniciar o nosso trabalho, obtivemos um crescimento no alcance e engajamento com o clube de aproximadamente 4 mil % em pouco menos de três anos de gestão.

 

O PINGA FOGO: Qual é o planejamento para a próxima temporada e os recursos obtidos pelo marketing?

TCHARLES: Nosso planejamento continua sendo o mesmo que realizamos no início de 2015, que consiste em algumas etapas de desenvolvimento e execução que visam a qualidade na entrega dos serviços até então disponíveis, fazendo com que nosso legado e planejamento seja efetivo e perpetue por muito tempo.

Em questão de recursos obtidos, é um pouco mais delicado. Vivemos um período onde o mercado brasileiro, em geral, está fechado, o que dificulta o acesso a novos projetos, parceiros e recursos externos. No futebol isso pode ser decisivo em muitos aspectos, um clube / estrutura de sucesso sempre possuí grandes parceiros por trás, é um trabalho constante, mas nossos números obtidos nos últimos anos são bem atrativos.

O torcedor pode aguardar o que vem vendo durantes esses últimos anos, a nossa constante busca por campanhas, promoções e ações que ajudam o clube dentro de campo e também deixam nossos torcedores felizes.

 

O PINGA FOGO: Além de novidade, a terceira camisa do Sertãozinho caiu nas graças do torcedor. O marketing pretende lançar outra camisa ou alguma campanha para motivar o torcedor?

TCHARLES: Estamos em fase de planejamento das ações, campanhas e parceiros para o ano de 2018. As expectativas são boas. Em 2017 tivemos a primeira experiência em disponibilizar uma terceira camisa, comemorativa pelo título da Série A3 e campanhas de ingressos.

O que podemos confirmar é que o trabalho continuará seguindo a mesma filosofia, que é pautada no melhor para o clube e para o torcedor, que espera boas campanhas e surpresas do Touro dos Canaviais.

 

O PINGA FOGO: Hoje o departamento apresenta juventude e experiência no trabalho. A intenção é associar ainda mais com o fortalecimento do marketing para o clube?

TCHARLES: Somos a diretoria mais jovem e os profissionais mais jovens dentro do clube. Isso é muito relevante em um clube de tradição. Trazer novas experiências e ideias atuais, sem dúvidas agrega ao resultado final apresentado. Com o desenvolvimento do nosso planejamento e as atividades sendo realizadas com profissionalismo e a liberdade que nos é dada para tomadas de decisões, a associação de fortalecimento será muito maior não só do marketing, mas para o clube como um todo.

 

O PINGA FOGO: Qual é um dos maiores desafios encontrados para o marketing dos clubes?

TCHARLES: Atualmente os maiores desafios se encontram com a escassez de recursos e a atualidade no nosso mercado brasileiro e, é claro, a mudança de cultura nas administrações que por muitas vezes vem de muitos anos atrás.

O marketing é benéfico em muitos sentidos, clube, marcas associadas e torcedores, porém os gestores dos clubes têm que deixar a cabeça aberta para a evolução constante da tecnologia e novas formas de se conduzir as atividades.


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Comentários

Comentários Postados

  • Wagner

    10-11-2017 08:29:36

    Ótimo trabalho,rumo ao sucesso.

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