Libertadores, a maior competição das Américas
07/03/2018
Olá, esportista! A partir de hoje começo a escrever no Pinga Fogo a coluna “Histórias do futebol”. E para começar vamos falar sobre a maior competição do nosso continente.
1- A Copa Libertadores, campeonato interclubes mais importante das Américas, já está em andamento, pela 58ª edição, disputada por times sul-americanos.
2- De 1960 (início do torneio) a 1969 só participavam os campeões nacionais. A partir de 1970, foram criadas novas vagas. Hoje, por exemplo, o Brasil conta com sete participantes.
3- O S.C. Bahia foi o primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores, em 1960, como campeão da extinta Taça Brasil. O tricolor baiano terminou a competição em quinto lugar.
4- O Peñarol (Uruguai) foi o primeiro vencedor. Os clubes brasileiros campeões são Santos (3), São Paulo (3), Grêmio (3), Cruzeiro (2), Internacional (2), Palmeiras (1), Vasco (1), Flamengo (1), Corinthians (1) e Atlético Mineiro (1), totalizando 18 títulos.
5- O Independiente (Argentina) é o maior campeão, com sete títulos. Em seguida outro argentino, o Boca Júniors, com um título a menos.
6- Entre os brasileiros, Palmeiras, São Paulo e Grêmio são os clubes que mais participaram da Libertadores. Foram 18 vezes.
7- O maior artilheiro é Alberto Spencer, do Peñarol, com 54 gols.
8- A Libertadores é promovida pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O campeão participa do mundial de clubes. Até a próxima.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.