Limpeza do lustre Gota D’água encerra manutenção do Theatro Pedro II

Limpeza do lustre Gota D’água encerra manutenção do Theatro Pedro II
Um dos maiores Patrimônios Culturais de Ribeirão Preto, que completa 90 anos em 2020, passa por manutenção para preservação predial [FOTO: DIVULGAÇÃO]

04/03/2020

A limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”, obra de arte de Tomie Ohtake, uma das maiores artistas plásticas brasileiras, encerra os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos do Theatro Pedro II - terceiro maior teatro de ópera do Brasil, referência histórico-cultural para a região de Ribeirão Preto - nesta quarta-feira, 4 de março, às 9h30.

Desde o começo de janeiro, o Theatro Pedro II está fechado para receber as manutenções e restauros para a abertura da temporada de espetáculos de 2020, ano especial para o Theatro, que comemora 90 anos de existência. A programação terá início com o show Queen Experience In Concert, no dia 7 de março, às 21h.

São obras de manutenção fundamental para a conservação do patrimônio histórico de Ribeirão Preto, tombado como Patrimônio Cultural pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), para que possa ser preservado e ter mantidas todas as suas características originais.


A limpeza do lustre de cristal “Gota D’água” requer todo o cuidado e a realização de uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre para limpeza, troca de lâmpadas e restauro até ser novamente içado até o teto.

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, destaca que é gratificante contribuir com a preservação do Theatro Pedro II. “A limpeza e manutenção do lustre concebido pela Tomie, importante artista que trouxe uma linguagem contemporânea para este patrimônio, é o ápice da manutenção do Theatro. Essa limpeza simboliza que o Pedro II está pronto para o início da temporada”, disse.

Lustre de Cristal

Desenhado pela arte de Tomie Otake, o lustre de cristal “Gota D’água” é coberto por uma cúpula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passarem por entre os recortes, criando um efeito escultural único.

Com 1,4 mil quilos, o lustre tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura e possui mais de 80 lâmpadas, que serão todas trocadas nesta quarta-feira, quando o lustre começa a passar pelo serviço de manutenção.

Serviço: Limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”
Quando: 4 de março, quarta-feira
Horário: às 9h30
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 370

 

90 anos
Inaugurado em 8 de outubro de 1930, com a apresentação do filme “Alvorada do Amor”, o primeiro prédio do Theatro Pedro II tinha capacidade para receber duas mil pessoas. Por 30 anos, foi o principal polo cultural de Ribeirão Preto, com passagens secretas utilizadas por membros da alta sociedade que se hospedavam nos hotéis ao lado do prédio.

Entre os anos de 1950 e 1970, o subsolo foi o local dos grandes bailes de carnaval da cidade. O local também era utilizado como sala de jogos, ficando conhecido como a “Caverna do Diabo”.

A partir da década de 70, começou o declínio do Theatro com o seu arrendamento para se transformar em cinema, passando por uma reforma que descaracterizou totalmente sua estrutura original.

O dia 15 de julho de 1980 jamais será esquecido. Durante a exibição do filme “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”, o Theatro Pedro II viveu sua história mais triste. Um incêndio devastou todo o Theatro, destruiu sua cobertura e comprometeu sua estrutura.

Depois do incêndio, campanhas pedindo a preservação do patrimônio foram realizadas e, no dia 7 de maio de 1982, o prédio foi tombado pelo Condephaat.

Em maio de 1991, iniciou-se a primeira etapa de restauração e modernização do Theatro. A reforma durou cinco anos e o restauro das características arquitetônicas originais recuperou o Pedro II, ampliando suas funções.

Na fase de reforma, a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída pela artista plástica Tomie Ohtake e a caixa cênica foi rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •