Meio Ambiente realiza microchipagem de cavalos na Vila Áurea

Meio Ambiente realiza microchipagem de cavalos na Vila Áurea
Foto: Divulgação

20/06/2023

Na manhã do último sábado, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou um mutirão na praça “Adão Caetano”, no Conjunto Habitacional Áurea Mendes Gimenes. O objetivo foi realizar a microchipagem em cavalos. Na ocasião, foram submetidos ao procedimento seis animais.

Durante a ação, os servidores da pasta também deram orientação aos tutores sobre carrapatos, que podem se fixar nos cavalos e acabar sendo transportados pelo animal. Como divulgado ontem nos meios de comunicação da Prefeitura de Sertãozinho, o carrapato-estrela é transmissor da febre maculosa, doença que pode ser fatal se não for diagnosticada precocemente.

O diretor do Departamento de Conservação, Preservação e Proteção Animal, Otávio Mari, explica que o microchip tem o tamanho de um grão de arroz e é implantado sob a pele do animal. “É um procedimento praticamente indolor, feito com uma pistola de pressão, e muito rápido, quase que imediato”, detalha.

A função do dispositivo eletrônico é armazenar informações como o nome do animal, vacinas recebidas, consultas pelas quais passou, se já foi capturado alguma vez e, o mais importante, os dados do tutor, como o nome, endereço, números de documento e de telefone. Todas essas informações ficam cadastradas sob um código numérico que identifica a ficha com as informações de cada animal.

Otávio ressalta que a microchipagem é importante pois é uma forma de os tutores se comprometerem a cuidar corretamente dos cavalos. “Todo e qualquer transtorno causado pelo animal é responsabilidade do tutor, que pode ser processado tanto cível – em caso de danos materiais ou a outros animais, e até mesmo criminalmente – quando o cavalo estiver envolvido em acidentes com vítima”, diz o diretor.

O microchip também é uma garantia de proteção para o cavalo, pois caso sofra maus-tratos o dono pode ser penalizado. A multa para animais de grande porte soltos, por exemplo, está em R$ 925 e pode dobrar de valor em caso de reincidência ou de outros agravantes.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está planejando mais mutirões de microchipagem em outros bairros, assim como outras ações contando com o apoio da Polícia Ambiental. Tutores de equinos podem entrar em contato com a UBS Animal “Elza Moschini Marchi” para agendar o procedimento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h. O telefone é (16) 3947-3218.

Caso o munícipe aviste cavalos soltos pelas ruas, deve entrar em contato pelo número de plantão da UBS Animal: (16) 99135-2729.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •