Missa do Lava-pés abre as celebrações do Tríduo Pascal em Sertãozinho
13/04/2017
A Missa da Ceia do Senhor com o gesto do Lava-pés, celebrada nesta quinta-feira (13), em todas as paróquias de Sertãozinho, abre o Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa da Instituição da Eucaristia; a Sexta-feira Santa da paixão e morte do Senhor; e o sábado da celebração da Vigília Pascal. A programação termina com ressurreição, no Domingo de Páscoa.
Para o católicos, a liturgia da Quinta-feira Santa é importante, pois lembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que ele anuncia que será morto.
Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) e cria também a "figura" do sacerdote, do padre, quando ele diz "Fazei isto em memória de mim". Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lava os pés dos discípulos e diz que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir".
Na Sexta-feira Santa, Jesus é crucificado. Este é o único dia do ano que não se celebra missa, em razão do luto simbólico. Às 15h será feita a celebração da morte dele com a Celebração da Paixão do Senhor. A Via Sacra pelas ruas de Sertãozinho está prevista para acontecer às 19h.
No Sábado Santo (25), a Igreja Católica celebra a Vigília Pascal, geralmente as missas acontecem entre as 19h e 20h. É dia de espera. A noite das luzes. Todos levam velas para fazer a vigília. Faz-se leituras bíblicas desde o antigo testamento até o novo, lembrando que Deus é bom, é fiel.
A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa "passagem" da morte para a vida. Domingo é dia de alegria. Volta-se a cantar os hinos de Glória e Aleluia, que não são entoados durante a quaresma. É um dia de festa. Jesus está vivo.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.