Na luta contra dengue, Sertãozinho e região aderem a mutirão regional de limpeza

Na luta contra dengue, Sertãozinho e região aderem a mutirão regional de limpeza
Sertãozinho e Cruz das Posses terão Mutirões Contra o Aedes aegypti neste sábado [Foto: Adilson Lopez]

Sábado será dia de combater o mosquito Aedes aegypti em todo o município de Sertãozinho e o Distrito de Cruz das Posses, com a realização do Mutirão Regional Contra a Dengue, do qual participarão 66 cidades da região de Ribeirão Preto, numa ação apoiada pela emissora EPTV.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho mobilizou voluntários, para promover uma verdadeira varredura de criadouros do mosquito que transmite três doenças potencialmente perigosas: a Dengue, a Zika e a Chikungunya. “O Mutirão Regional propôs uma união de forças, para a realização de uma ampla ação preventiva, que veio ao encontro das diretrizes que a Secretaria já vinha executando em Sertãozinho. Estamos muito satisfeitos com a adesão da sociedade civil, entidades de classe e clubes de serviço, que estão vestindo a camisa nesta luta”, comenta a secretária da pasta, Rita Montenegro, que explica: “graças ao apoio que recebemos, conseguimos dividir a cidade em 15 setores, nos quais atuarão, no total, 1.000 voluntários e agentes de Controle de Vetores. No Distrito de Cruz das Posses, um mutirão geral também será realizado, com o apoio de 70 colaboradores”.

Em Sertãozinho, a ação ocorrerá simultaneamente em toda a cidade, das 7h às 13h. Já em Cruz das Posses, a atividade ocorrerá das 8h às 15h. O objetivo é que a população descarte todo tipo de objeto que possa servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, como latas, garrafas, pneus, tambores, entre outros. “A participação da população é de fundamental importância, pois eliminando os criadouros, eliminamos também, as formas possíveis para o mosquito se reproduzir. Antes do mutirão, realizamos treinamentos para os voluntários que, no dia, distribuirão materiais informativos e ensinarão a população a eliminar larvas do mosquito”, aponta o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin.

Caso o munícipe não esteja em sua residência no horário da ação, apenas neste sábado, antecipadamente, ele poderá deixar os materiais a serem descartados em sua calçada e/ou lixeira.

O cidadão que não possui objetos a serem descartados, pode participar do mutirão fiscalizando seu imóvel, a partir da verificação de vasos e pratos de plantas, que devem ser preenchidos com areia; calhas e lajes, que não podem estar entupidas e nem com acúmulos de água; e os bebedouros e comedouros dos animais de estimação, que devem ser lavados com escova e sabão, diariamente.

 

Últimas ações

No último final de semana, a Prefeitura Municipal promoveu dois mutirões, que envolveram os bairros Cohab 6, Cohab 8, Jardim Boa Vista, Campo Belo, Porto Seguro, Vila Áurea, Campo Alegre, Cohab 3 e Cohab 5.

Na ocasião, os agentes de Controle de Vetores recolheram 20 toneladas de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •