Núcleo de Controle de Vetores de Sertãozinho intensifica ações de combate à dengue

Núcleo de Controle de Vetores de Sertãozinho intensifica ações de combate à dengue
Foto: Divulgação

29/11/2022

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses, intensificou as ações de combate ao mosquito da dengue. Agora, as visitas domiciliares acontecem em áreas prioritárias com maior incidência da doença, das 7h às 13h sem intervalo. Com isso, os agentes têm mais sucesso nas visitas, pois encontram os moradores de manhã e na hora do almoço nas casas, diminuindo as pendências.

Imóveis verificados:
A média regional de trabalho de cada agente por dia é de 24 imóveis visitados em horário comercial. Em Sertãozinho, com o horário diferenciado, cada agente trabalha em média 34 casas por dia, totalizando aproximadamente 1.000 imóveis visitados diariamente por todos os agentes.

Ações educativas:
Ações educativas para os estudantes e a população também estão dando resultados positivos para a diminuição dos números da dengue em Sertãozinho. Mas ainda é preciso que a sociedade fique atenta aos cuidados para eliminação dos criadouros do mosquito, já que a doença pode se manifestar de forma mais grave.

Casos confirmados:

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, Sertãozinho tem, desde o início do ano, 3.396 casos confirmados de dengue, com um óbito que ocorreu no primeiro semestre.

Proliferação do mosquito e cuidados:
Com o aumento significativo da temperatura e umidade nesta época do ano, a dengue tende a se propagar pela proliferação do mosquito. Por isso existe a preocupação do Núcleo de Controle de Vetores para orientar a população sobre os cuidados básicos para impedir a dengue, como evitar água parada nos vasos com plantas, pneus, ralos, garrafas e qualquer recipiente que possa servir de criadouro. Até mesmo em lugares inusitados o mosquito da dengue pode procriar, como nas caixinhas que ficam atrás das geladeiras. Por isso é importante que o morador vistorie o imóvel, pelo menos uma vez por semana, e jogue sal nos ralos que podem servir de criadouros. Uma colher de sopa de sal de cozinha aplicada uma vez por semana já é suficiente.

Sintomas da Dengue:
– Febre Alta (39 a 40º C)
– Dores de Cabeça
– Cansaço
– Dor muscular e nas articulações
– Indisposição
– Enjoos
– Vômitos
– Manchas vermelhas na pele
– Dor abdominal
Caso apresente algum desses sintomas é importante procurar orientação médica.

Recomendação:
“Todas as ações são essenciais para evitar que os índices de propagação da doença e infestação do mosquito transmissor da dengue aumentem na cidade, por isso é muito importante o apoio da população nas ações que a Prefeitura vem executando”, afirmou o diretor do Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses, Ademar Prudente Corrêa.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •