O Respeito no Trânsito

O Respeito no Trânsito

26/06/2019

Mais uma vez faço uma pausa sobre os artigos que tenho escrito sobre as infrações de trânsito, para escrever nesta edição sobre o respeito no trânsito.

O leitor pode até estranhar por eu escrever sobre esse tema, pois todos sabemos que temos que ter respeito pelas normas de trânsito e também no nosso comportamento no dia a dia em que nos mobilizamos, seja a pé ou dirigindo veículo no trânsito.

Mas por incrível que pareça, às vezes esse respeito acaba não sendo exercido por muitos de nós, muitas vezes porque se têm pressa, e às vezes por falta de paciência não se respeita o farol vermelho, ou placa de parada obrigatória, ou onde não é permitido estacionar, mesmo em vagas para idosos e cadeirantes, nas áreas urbanas das cidades.

Quando na rodovia, pelos mesmos motivos e associados à imprudência, deixa-se de respeitar as faixas duplas que proibem a ultrapassagem em determinados locais, o limite de velocidade estabelecido para a via, e outras infrações mais.

Citei esses exemplos porque muitas vezes os acidentes graves de trânsito acontecem justamente pelo desrespeito às normas de trânsito, as sinalizações de um modo geral, e as regras de trânsito, tal qual aprendemos quando nos habilitamos.

Sabe-se que o nosso país um dos têm mais acidentes no trânsito, com muitas vítimas fatais e muitos feridas constantemente, e é evidente que isso têm suas razões. E, essas razões nada mais são por causa da falta de respeito como disse acima.

Embora, podem acontecer por outros motivos, como uma rua ou rodovia esburacada ou mal sinalizada, ou um sistema viário mal planejado e mal organizado pelo poder público, que podem confundir os condutores. Porém, via de regra, a culpa é do condutor.

Mas o respeito propriamente dito que referi acima, é o fato de não se respeitar as normas e as regras de trânsito, e por esse motivo tem resultado em constantes tragédias, ceifando vidas preciosas e trazendo muita tristeza pra muitas famílias no nosso país.

Infelizmente, todos os dias vemos nos noticiários, acidentes de trânsito de toda sorte, pra todo lado e muitos deixando vítimas fatais, ou quando não gravemente feridas a ponto de ficarem com sequelas pro resto da vida.

Tudo isso, serve pra reflexão de todos nós condutores, sobre o dever de nos conscientizarmos que o acidente acontece, porque com certeza, houve falta do devido respeito às normas de trânsito e, principalmente, porque o condutor que deu causa ao acidente, não usou de direção defensiva, não teve respeito as normas de trânsito e dirigiu com imprudência, negligência ou imperícia.

Ainda sobre o respeito no trânsito, não podia deixar de ressaltar que, na nossa cidade, tenho visto que muitos condutores de veículos, principalmente em cruzamentos de ruas, ao chegarem no cruzamento e parar, vendo pedestres querendo atravessar, tem sido solidários e dado preferência de passagem a estes, num gesto solidário de respeito.

Enfim, se no trânsito, todos nós agirmos com respeito e prudência, com certeza os acidentes não acontecem.

 

Eduardo Antônio Maggio é advogado, delegado de polícia aposentado, foi diretor de Ciretrans e é autor de livros sobre trânsito.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •