O trânsito local e a próxima gestão

O trânsito local e a próxima gestão

11/12/2020 

Mais uma vez abro um parêntesis nas abordagens sobre as infrações de trânsito graves e gravíssimas que venho fazendo nesta coluna, para desta vez comentar aqui da necessidade da próxima gestão municipal, dispensar, obviamente, a devida atenção ao trânsito de nossa cidade.

Digo isso porque, embora a gestão atual tenha feito a sua parte, ainda faltou fazer muita coisa que entendo precisam para melhorar a segurança no trânsito, de um modo geral e que abrange, pedestres, escoamento do trânsito em determinados pontos na cidade, mais semáforos, mais sinalização de solo, faixas de pedestres, lombadas, lombo-faixas, etc.

Atenção essa que se faz necessária, principalmente, nos locais da cidade em que há maior movimento e trânsito de veículos e de pedestres. Porém, toda a cidade com seus bairros, merecem também a devida atenção, já que está havendo um crescimento urbano magnifico, com novas ruas, avenidas e logradouros públicos. E com isso, o trânsito vai crescendo junto também.

Sabe-se dos altos valores do IPVA no nosso estado, e o município tem a sua parte de 50% do valor pago de cada veículo. E é de conhecimento de todos o altíssimo, número de veículos em nosso município, donde se pode deduzir o tamanho da arrecadação desse imposto anualmente. Valor esse que por questão de coerência e lógica deveria ser revertido totalmente no interesse do próprio trânsito em tudo que se fizer necessário e importante, mas infelizmente, nos parece que não é isso que acontece.

E, em uma cidade, como a nossa, sempre há muita coisa a ser feita. Basta transitar pela mesma nos horários e locais de maior movimento e logo se constatará a necessidade de colocação de mais semáforos em muitos cruzamentos para organizar a boa fluidez do trânsito e evitar acidentes. Além de muitas outras medidas que devem ser tomadas, por exemplo, nos cruzamentos, em que a incidência de acidentes é maior e constante, e obviamente, onde não exista semáforo, que se coloque lombadas na preferencial e próximo ao cruzamento. Medida essa que é um mal necessário, e tem comprovada a sua eficácia contra acidentes, haja vista os vários locais em que já existem em nossa cidade. Cuja necessidade vejo no cruzamento das ruas Frederico Ozanan com Fioravante Sicchieri, ao lado de minha residência, em cujo local ocorrem acidentes constantes.

Enfim, para se constatar o que aqui menciono, basta transitar pela cidade toda, que se vê a necessidade de sinalização mais intensa em vários cruzamentos, principalmente, onde é parada obrigatória, colocação de mais semáforos, mais lombadas, mais lombo-faixas etc. e mais estacionamentos para cadeirantes e idosos, já que o percentual existente também não condiz com a Lei complementar nº 300/2014, do Município.

 

Eduardo Antônio Maggio foi diretor de várias Ciretrans, é autor de livros de trânsito e é colunista neste portal.


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