Obesidade é epidemia na América Latina
16/07/2019
A América Latina e o Caribe enfrentam uma epidemia de obesidade. Atualmente 60% da população está acima do peso e 25% já atingiu a obesidade.
Ao mesmo tempo o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar na região continua aumentando. O alerta é de um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
A ONU já havia alertado que o crescente número de pessoas acima do peso e obesas na região era um problema de Saúde Pública.
De acordo com o relatório, uma combinação de consumo excessivo de calorias, dietas desequilibradas e sedentarismo são responsáveis pelo número crescente de sobrepeso e obesidade em vários países do mundo.
Nos países de baixa e média renda, a obesidade existe junto com a desnutrição e deficiências de micronutrientes.
Na América Latina e no Caribe, os mais afetados com a obesidade são setores de baixa renda da população, mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e, em alguns casos, crianças.
O relatório lembra que a América Latina é uma das maiores regiões exportadoras de alimentos do mundo. Ou seja, o problema não está na disponibilidade e sim no custo dos alimentos para os consumidores pobres.
Especialistas alertam que a participação dos açúcares adicionados na dieta também excede o nível recomendado. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade da população está acima do peso.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.