Oficina de esportes é oferecido aos atendidos no Centro POP

Oficina de esportes é oferecido aos atendidos no Centro POP
Foto: Divulgação

18/05/2021

A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (Semas), através do Departamento de Proteção Social Especial, está oferecendo oficinas de esportes para as pessoas em situação de rua que passam pelo Centro-POP (Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua) com o objetivo de estimular as relações saudáveis, a convivência e o fortalecimento de vínculos.

Segundo Larissa Melo que esteve à frente da unidade por 3 anos, o esporte ajuda no desenvolvimento de habilidades, na relação de respeito e convivência saudável. “O esporte atua enquanto uma potente ferramenta para o atendimento da pessoa em situação de rua, pois ao desenvolver uma modalidade esportiva, estimula-se a atenção, concentração e integração por meio de um objetivo em comum, possibilitando assim interações e relações pessoais construtivas que resultam em um ambiente de trocas positivas, características fundamentais para o processo do cuidado”, explica.

Uma das oficinas mais procuradas, segundo o educador físico Ariovaldo de Souza (Dadinho), é a do jogo de damas. “O jogo permite incentivar o cuidado com o espaço, a interação por ser em dupla, a cumprir regras e traz também a sensação de realização quando vencem a partida, além de exercitar o intelecto”, disse.

O jogo de damas conquistou tanto os atendidos que a equipe do Centro-POP está preparando o I Torneio de Damas, com os treinamentos sendo realizados todas as terças-feiras.

O Centro-POP representa um espaço de referência para o convívio grupal, social e desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, ao proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

“Diante da importância e resultado das propostas apresentadas para execução de atendimento e ações do Centro-POP, a atual gestão dará continuidade a construção técnica, até o presente momento, realizada pela então coordenadora Larissa Melo”, completa Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial.

Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, fala da importância dos esportes no processo de reinserção dos atendidos na sociedade. “Além de desenvolver o senso coletivo, de contribuir para o lazer, traz para cada um o compromisso, o desafio e a realização. Sem dúvida nenhuma é a porta de entrada para fortalecer os vínculos, critério fundamental para dar continuidade no trabalho de reinserção dessas pessoas na sociedade. O ser humano se compromete com aquilo que lhe desperta o pertencimento”, ressalta.

O Centro-POP atende em média 50 pessoas por dia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica localizado na avenida Capitão Salomão, nº 324, nos Campos Elíseos.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •