“Onda verde” será implantada em Sertãozinho dentro de um mês, segundo estudo de tráfego

“Onda verde” será implantada em Sertãozinho dentro de um mês, segundo estudo de tráfego
Reunião de apresentação de estudo de tráfego em Sertãozinho foi acompanhada pelo prefeito Zezinho Gimenez, além de vereadores e secretários municipais [Foto: Ana C. Fantin]

07/06/2019

Aconteceu na manhã de hoje, no Paço Municipal, a apresentação do estudo de tráfego do município realizado pela empresa Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito. O contrato foi firmado via licitação pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, com um investimento de R$ 76 mil.

De acordo com o secretário da Pasta, João Batista de Camargo Júnior, o estudo realizou a medição da quantidade de veículos em cada cruzamento onde há sinalização semafórica, para então se realizar o cálculo do tempo que cada semáforo deve ficar aberto para haver melhor fluidez no trânsito. “Com esse estudo, será possível implantar a sincronização semafórica, conhecida como ‘onda verde’, em todas as vias em que há sequência de semáforos”, relata Camargo.

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é que os semáforos de Sertãozinho passem a ser sincronizados dentro de um mês. “Resta apenas fazer o ajuste da sincronização”, ele afirma. Com a novidade, o tempo para se atravessar a rua Barão do Rio Branco, por exemplo, será reduzido de 8 minutos para cerca de 2 minutos e meio.

O estudo avaliou também alternativas técnicas para melhoria do trânsito na rotatória da Av. Affonso Trigo com a Av. Nossa Senhora Aparecida. A alternativa mais viável, de acordo com o secretário, é realizar a intersecção das duas avenidas, com a eliminação da rotatória. Desse modo, serão instalados semáforos no cruzamento e será proibida a conversão à esquerda. “Assim, o motorista que vier, por exemplo, pela Affonso Trigo, que deseje virar para a Nossa Senhora Aparecida, deverá realizar o retorno à direita um quarteirão antes”, explica Camargo.

Atualmente, Sertãozinho tem 53 semáforos, incluindo os 12 novos. Desses, 4 já estão em pleno funcionamento, 4 estão aguardando a ligação da CPFL e outros 4 aguardam o final da instalação de equipamentos, que está previsto para a semana que vem.

O investimento total na instalação dos 12 últimos semáforos, incluindo implantação de sinalização vertical em todos os cruzamentos é de R$ 411.620,00.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •