Padre Washington lamenta perda de valor religioso na Quaresma

Padre Washington lamenta perda de valor religioso na Quaresma
divulgação

O padre Washington, da Comunidade São Francisco de Assis, lamentou a perda do “valor religioso” da celebração da Páscoa, convidando a viver esta festa de forma “autenticamente cristã”.

O religioso chegou a comentar na Rádio Comunitária FM, em entrevista ao Programa “Michael e Você” – no sábado (14) - sobre a presença constante do comércio anexada à atividade religiosa. Para o padre, na sociedade atual, onde infelizmente as festas que se avizinham estão a perder progressivamente o seu valor religioso, é importante que os sinais exteriores destes dias não nos afastem do significado genuíno do mistério que a Igreja celebra.

“Infelizmente se perdem os valores. Há um esvaziamento, parece que as pessoas estão ficando céticas. Temos que buscar esses valores, senão perderemos todos os sentidos das datas religiosas. A Igreja tenta colocar uma ênfase cristã, mas é muito difícil. Invés de ir à Igreja, vão ao shopping. Invés de procurar o Menino Jesus, procuram o presente”, explica o padre quando se colocam atentamente o coelhinho da Páscoa na ressurreição de Cristo, ou o mito do Papai Noel, na história real do nascimento de Jesus.

Padre Washington defende a tradição na Quaresma. Ele explica que o período quaresmal é destinado para a reflexão.

“As obrigações de um cristão para a quaresma é, primeiramente, a abertura do coração, querer caminhar com Jesus no deserto. O cristão tem de querer evoluir, não somente em jejum, mas saber por que fazer o jejum, praticar mais a oração. A quaresma é um momento de graça, é um retiro de quarenta dias para que nos aproximamos ainda mais de Deus e façamos que Ele faça-se morada em nós. Quaresma é uma caminhada espiritual com vários sentidos bíblicos, de atravessarmos por tantas coisas que nos impedem de sermos cristãos. São quarenta dias para ficarmos preparados para a Páscoa de Jesus. Quarenta dias para fazermos um grande dilúvio, onde vamos afogar, tirar das nossas vidas o que nos atrapalha”, disse o padre.

Quaresma

A Quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Para os católicos é um tempo de parada da correria para reflexão da vida e mudança de atitudes. Tempo de penitências e busca de uma verdadeira conversão. A penitência é um ato ou sacrifício pessoal com a finalidade de expiação dos pecados.
Algumas das penitências mais comuns são os jejuns, prática da caridade, orações, vigílias, deixar de comer algo ou de fazer algo que goste muito.

Desde o século IV se vive a Quaresma com a prática do jejum e da abstinência. E desde que o cristianismo nasceu os novos cristãos relembram os quarenta dias vividos por Jesus no deserto.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •