Placa Mercosul ganha nova versão
05/09/2019
A placa padrão Mercosul passou por novas modificações. Essa é a quarta versão desde que ela foi implementada, em setembro de 2018. Dessa vez, foram tiradas as ondas sinuosas e letras com efeito difrativo, que compunham o conjunto de itens de segurança da placa.
Antes já haviam sido descartados o lacre, substituído por um QR Code, e a impressão da bandeira do estado e o brasão do município de origem do veículo.
De acordo com o Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, todas mudanças feitas foram com o objetivo de deixar a identificação mais acessível ao cidadão.
Quanto ao preço, no Rio de Janeiro, por exemplo, primeiro estado a adotar a placa Mercosul, e que já tem quase 840 mil veículos rodando com ela, a identificação de carro sai a R$ 173, enquanto a antiga, cinza, valia R$ 220.
Vale lembrar que motoristas não são obrigados a adotar a placa Mercosul. Apenas em emplacamento de veículo novo, no caso de dano ou roubo da placa antiga, e na transferência de municípios.
Hoje, sete estados oferecem a identificação: Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte e do Sul, Espírito Santo e Piauí. A previsão é que até janeiro de 2020 todos estados ofereçam a placa Mercossul.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.