Por que as mães precisam rezar todos os dias

Por que as mães precisam rezar todos os dias
Foto: Divulgação | Aleteia

Para as mães, a oração é tão essencial como a respiração

04/10/2021

Ser mãe é embarcar em uma aventura diária, sabendo que você sempre será necessária, seu trabalho nunca acaba e, mesmo assim, você não trocaria esse cargo por nada.

A maternidade é desafiadora e bela! É desafiador ser sempre necessária. É lindo ser sempre necessária, pois, uma vez que nos tornamos mães, não temos dúvidas de que estamos causando um impacto positivo na vida de alguém – e uma diferença no mundo.

Sempre há uma boca para alimentar, um machucado para beijar, um projeto para colar ou uma lição para ensinar. Sempre há um conselho a dar, um ouvido atento a compartilhar, um problema a resolver. Mas, em meio a esse trabalho sem fim, como podemos reabastecer nossas próprias almas? A resposta é simples: devemos nos apoiar na oração … diariamente.

A importância da oração para as mães

“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5,17), nos ensina a Bíblia. A princípio, isso pode soar como apenas mais um item de nossa lista de tarefas pendentes. No entanto, como tudo o mais que a Palavra de Deus ensina, mesmo o que pode inicialmente parecer muito difícil ou opressor é, na verdade, para o nosso próprio bem.

Embora possamos pensar, como mães, que seria difícil encaixar mais orações em tudo o que temos que fazer, o oposto acontece. À medida que passamos o dia conscientemente reservando mais tempo para a oração, temos menos estresse, mais paz … e, como que milagrosamente, conseguimos resolver todos os itens da nossa lista de “coisas a fazer”.

Nas sábias palavras do Papa Bento XVI, “a oração nunca é tempo perdido… só se pudermos viver na oração fiel, constante e confiante, o próprio Deus nos dará força e capacidade de viver com alegria e paz, superando as dificuldades.”

Oração: tão essencial para as mães como a respiração

Deus provê. À medida que confiamos Nele por meio da oração, Ele cuida de nossos dias. E não é exatamente este o sentimento que ansiamos como mães: menos estresse e ter alguém que cuide de nós ? A oração é tão essencial para a vida da mãe como a respiração.

Mães, devemos “orar sem cessar” por nós mesmas, a fim de que possamos manter o equilíbrio e a paz, que sejamos bons e fiéis instrumentos do Senhor e que ensinemos nossos filhos a adorar e amar a Deus.

Também devemos “orar sem cessar” por nossos filhos (seja qual for a idade), a fim de que eles se fortaleçam na fé.

“Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Hás de prendê-los à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.”

Deuteronômio 6, 5-8

Como orar sem cessar

Para ajudar as mães nesta tarefa, existe o livro recém-lançado Ave Prayer Book for Catholic Mothers. A obra, em inglês, conta não apenas com um enorme compêndio de orações tradicionais, mas também com escritos de mães da vida real que revelam como rezam e como isso afeta suas vidas.

Quando perguntei à editora do Ave Prayer Book for Mothers, Heidi Hess Saxton, por que as mães precisam orar todos os dias e o que a fez querer liderar este projeto, ela disse: “Na realidade, é quando estamos mais fracos e necessitados que precisamos ouvir melhor a batida do Sagrado Coração. Essa tem sido a experiência de todo grande santo… e isso se tornou minha experiência quando me tornei uma mãe adotiva de três filhos aos 38 anos. Rezei no chuveiro, na cadeira de balanço, em qualquer lugar que pudesse recuperar o fôlego, porque sabia que não tinha forças para fazer isso sozinha. E é por isso que eu queria fazer este livro – para ajudar todas as mães, para lhes fazer companhia enquanto elas estão lutando para encontrar a luz.”

Que cada mãe que ler isto seja abençoada com mais tempo de oração diária para encher o copo que ela tão generosamente derrama pelos outros a cada dia de sua vida. [Fonte: Aleteia]


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •