Porque as mulheres persistem tanto em relações abusivas?

Porque as mulheres persistem tanto em relações abusivas?

02/09/2022 

A ideia que se vende na nossa cultura é que é possível transformar o sapo em príncipe.

Certamente você já assistiu um filme em que a mulher conhece um cara todo problemático, grosseiro que não leva nada a sério, dá o bolo nela, mas com o tempo e a paciência dessa mulher ele vai mudando por esse “amor”.

Isso faz com que seja reforçado a ideia de que nós mulheres somos capazes de transformar um homem e isso está completamente errado! Na prática esse homem que esperamos a mudança vai nos machucando dia após dia, e vamos aceitando e adoecendo com essa situação.

Ninguém transforma ninguém, é preciso de terapia, um investimento enorme para mudarmos e isso é apenas responsabilidade individual.

O Brasil é o 5° país em feminicídio, em 2018 teve uma média de 536 casos de violência doméstica por hora, esses dados são assustadores, não podemos mais normalizar isso.

Toda a responsabilidade do relacionamento recai nós mulheres e precisamos repensar nossas condutas dentro de um relacionamento.

Eu observo em muitos relacionamentos abusivos, que as mulheres acabam se responsabilizando por comportamentos inadequados do parceiro, por exemplo se ele quebra algum objeto por ciúmes de uma saia que ela usou, ela acaba se responsabilizando pela atitude dele e ainda deixa de usar a saia que ela tanto gostava.

Percebam como funciona a dinâmica manipuladora de um relacionamento abusivo?

Portanto mulheres precisamos nos informar cada vez mais dos nossos direitos, obter informações sobre as dinâmicas abusivas, buscar conversar mais para desconstruirmos essas narrativas de que as mulheres sábias precisam suportar tudo quanto é tipo de coisa do parceiro.

A mulher sábia se valoriza, estabelece os limites, não cede as chantagens e consegue se libertar de relações horrorosas e destrutivas!

Não seja submissa, não ceda aos controles do seu parceiro e não se responsabilize por comportamentos inadequados dele.

Nós mulheres merecemos respeito!

Se você estiver vivenciando um relacionamento abusivo, busque ajuda, faça terapia, cuide de você. Uma mulher fortalecida é capaz de transformar a própria realidade.

 

Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.

CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •