Poupatempo emite documento similar ao RG para pessoas falecidas

Poupatempo emite documento similar ao RG para pessoas falecidas
Serviço de Certidão de Prontuário pode ser solicitado em todas as unidades do programa paulista [Foto: Divulgação]

01/11/2017

O RG é o documento pessoal mais utilizado para identificar os cidadãos em todo o país. Só no Estado de São Paulo, os postos do Poupatempo realizam em média 400 mil atendimentos para emissão de carteiras de identidade por mês.

O que nem todos sabem é que um documento pode ser solicitado até mesmo para uma pessoa já falecida, em casos em que a família precise do documento para dar entrada em inventário, recebimento de pensão, partilha de bens, entre outros, uma vez que nem todos os dados constam somente na Certidão de Óbito. Para isso, o Poupatempo oferece o atendimento de Certidão de Prontuário, onde todos os registros civis do cidadão – os mesmos que constam no RG – podem ser obtidos.

Para solicitar a Certidão de Prontuário no Poupatempo não precisa agendar, basta que um parente próximo compareça em uma das 72 unidades do programa estadual levando o RG (original e cópia) e os documentos da pessoa falecida, como o número do RG – que precisa ter sido emitido no Estado de São Paulo -, Certidão de Nascimento/Casamento e Certidão de Óbito (original e cópia). O serviço tem uma taxa de R$ 41,37, podendo ser acrescentado R$ 4,14 por folha adicional – se necessário.

A certidão pode ser solicitada quando a família não possui o RG do falecido ou mesmo quando o documento está desatualizado ou em mau estado de conservação, impedindo o reconhecimento das informações.
Para tirar a Certidão de Prontuário no Poupatempo não é necessário agendar com antecedência. Já os serviços mais solicitados, como RG e CNH, são realizados com dia e hora marcados.

 

Agendamento

Para agendar é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. confira abaixo:

Portal na internet:
www.poupatempo.sp.gov.br

Aplicativo no celular:
SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo:
o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 185 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •