Prefeito Zezinho Gimenez se reúne com representantes das forças policias para discutir estratégias que fomentem a segurança no município. Índices mostram que, de modo geral, criminalidade caiu na cidade

Prefeito Zezinho Gimenez se reúne com representantes das forças policias para discutir estratégias que fomentem a segurança no município. Índices mostram que, de modo geral, criminalidade caiu na cidade
Prefeito Zezinho Gimenez se reúne com representantes das forças policiais para discutir estratégias que fomentem a segurança no município [Foto: Adilson Lopez]

A segurança foi o tema central de uma reunião realizada no último dia 24, no Paço Municipal, pelo prefeito Zezinho Gimenez, e que contou com a participação do delegado de Polícia Seccional, Dr. Cláudio Ottoboni; do Comandante do 43º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Francisco Mango Neto; do secretário municipal de Segurança Pública, João Batista de Camargo Júnior; do secretário municipal de Governo, João Marcos Pignata; do vereador Fabiano Trigo e do comandante da Guarda Civil Municipal, Umberto Coelho da Silva.

A ocasião serviu para análise dos indicadores criminais e planejamento de ações conjuntas. “Os números apresentados apontaram que, na atual Administração Municipal, as estatísticas criminais têm caído ano a ano. A título de exemplo, em 2014, a cidade registrou o menor índice de homicídios dos últimos 14 anos; o número de furtos também baixou e foi o menor em seis anos; roubos e furtos de veículos seguiram a mesma tendência, sendo a menor quantidade dessas ocorrências em quatro anos, e que seguem em queda no primeiro trimestre de 2015”, apontou o secretário municipal de Segurança Pública, João Batista de Camargo Júnior.

Ainda segundo o secretário, apesar dos índices positivos, o aumento do número de homicídios no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, recebeu atenção especial por parte dos membros da reunião. “Infelizmente, o homicídio é um crime cuja prevenção é muito relativa, pois o componente principal é a firme vontade do autor na sua prática, normalmente, decorrente de desavença com a vítima. Nesse contexto, é oportuno destacar que, em todos os casos, houve uma resposta rápida por parte das polícias, prendendo ou identificando os autores. Aliás, a produtividade tem sido uma característica positiva das nossas forças policiais, pois verifica-se os órgãos cada vez mais atuantes e presentes, retirando do convívio social os infratores da Lei, a partir da constatação do aumento crescente do número de prisões e apreensões em flagrante, tanto de maiores de 18 anos, como de menores infratores”, avaliou Camargo.

Durante a reunião, o prefeito Zezinho Gimenez demonstrou toda a preocupação da Administração Municipal com o assunto “segurança”, colocando a estrutura do município à disposição das polícias, para auxiliá-las no combate à criminalidade. “Para que pudéssemos considerar uma segurança pública efetivamente boa, gostaríamos de não ter que contabilizar números de roubos, furtos, tráfico de entorpecentes e, sobretudo, de homicídios. Entretanto, as estatísticas mostram que estamos trilhando o caminho certo no combate à criminalidade, que tem as mais diferentes causas. Vamos continuar apoiando as forças policiais na execução de operações que coíbam práticas ilícitas e identifiquem criminosos, e vamos continuar atuando na prevenção, principalmente do uso e tráfico de drogas, com intenção de evitar que nossos jovens entrem para o mundo do crime”, afirmou o prefeito.

Como desdobramento da reunião ocorrida na semana passada, na última segunda-feira, dia 27, representantes da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e dos comandos da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, participaram de um novo encontro, desta vez, para intensificação e agendamento de operações conjuntas, conforme solicitado pelo Executivo Municipal.

As primeiras dessas operações ocorreram na terça e quarta-feira, dias 28 e 29, quando a Polícia Civil, com o apoio da Guarda Civil Municipal, cumpriu diversos mandados de busca e apreensão, e a Polícia Militar, também apoiada pela GCM, realizou intensificações de bloqueios e patrulhamentos, com foco na preservação da ordem pública.

 

Confira os números relativos a Sertãozinho, divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública:

Homicídios em 2013: 10
Homicídios em 2014: 05
Comparativo: - 50%

Furtos em 2013: 1.374
Furtos em 2014: 1.312
Comparativo: - 4,7%

Roubos em 2013: 353
Roubos em 2014: 371
Comparativo: + 4,8%

Furtos de veículos em 2013: 417
Furtos de veículos em 2014: 318
Comparativo: - 23,8%

Roubos de veículos em 2013: 47
Roubos de veículos em 2014: 68
Comparativo + 45%

Os dados completos, incluindo os índices de anos anteriores e o balanço da produtividade das forças policiais, podem ser acessados no site: www.ssp.sp.gov.br


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •