Prefeitura de Sertãozinho encerra Fevereiro Roxo com palestra sobre alzheimer

Prefeitura de Sertãozinho encerra Fevereiro Roxo com palestra sobre alzheimer
Foto: Divulgação

04/03/2024

Na manhã de quinta-feira, dia 29 de fevereiro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), cerca de 150 participantes participaram da palestra “Entendendo o Alzheimer: Desafios e esperanças”. Conduzida pelo médico neurologista da rede municipal de saúde, Samuel Salomão Prado, a atividade encerrou a campanha Fevereiro Roxo, relacionada à conscientização sobre lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.

No evento, realizado pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social e Segurança Alimentar, os participantes aprenderam sobre como diagnosticar a doença de Alzheimer, quais são os primeiros sintomas, fatores de risco e como preveni-la. Souberam ainda quais são os tratamentos e como proceder no acompanhamento de pessoas com a doença.

Ao final da palestra, a idosa Vera Lovato presenteou o palestrante com uma toalha bordada por ela mesma. O médico também recebeu de presente uma orquídea oferecida em nome da Secretaria de Assistência Social.

Também participaram da ação o prefeito, Dr. Wilsinho, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Symone Pires. “É importante que as pessoas tenham informações sobre como prevenir o Alzheimer, pois é uma doença degenerativa que não tem cura”, comentou o Prefeito. “Socializar, fazer atividade física e ter uma vida ativa ajudam muito na prevenção”, recomendou.

Symone Pires destacou o papel do CCI no combate à doença: “Aqui no CCI, os idosos participam de atividades que estimulam o corpo e a mente, como dança, vôlei, teatro, artesanato e muitas confraternizações para promover a socialização. Assim eles se mantêm ativos e se previnem contra o Alzheimer”, comentou.

O CCI fica localizado à rua Washington Luiz, nº 605 – Alto da Semar. Para mais informações, ligue: (16) 3942-9019.

O ALZHEIMER
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a doença de Alzheimer atinge o sistema nervoso central, causando degeneração da cognição e da memória, além de outros sintomas neuropsiquiátricos. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.

A causa da doença ainda é desconhecida, mas sabe-se que o Alzheimer se instala quando o corpo falha ao processar certas proteínas do sistema nervoso, o que com o passar do tempo mata os neurônios. Por isso a pessoa com Alzheimer vai perdendo progressivamente a capacidade de fazer atividades do dia a dia até ficar acamada.

O Alzheimer não tem cura, mas possui tratamento com remédios que amenizam os sintomas e retardam a sua evolução. Em Sertãozinho, pacientes com a doença são acompanhados por médico especialista no Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins” (Centro de Saúde II).


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •