Prefeitura de Sertãozinho inicia projeto “Esquina Verde”

Prefeitura de Sertãozinho inicia projeto “Esquina Verde”
Foto: Divulgação

13/09/2023

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura de Sertãozinho, através do Setor de Trânsito do Departamento de Trânsito e Transporte (DEMUTRAN), iniciou o projeto "Esquina Verde", que tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os veículos e pedestres e pacificar e humanizar o trânsito do município.

A primeira "Esquina Verde" foi implantada no Jardim Alvorada, no cruzamento das ruas Voluntários Otto Gomes Martins com a José de Melo Lima, um local com muito movimento de veículos e pedestres e por isso foi o escolhido para servir de teste para sua implantação.

Por meio de pintura diferenciada, o projeto consiste também em ampliar as áreas de segurança para os pedestres, com diminuição do tempo de travessia em vias públicas, melhorar a visibilidade do motorista, diminuir a velocidade dos veículos e regularizar o leito carroçável, evitando que os veículos tangenciem ou avancem nos cruzamentos com velocidade não condizente com a regulamentada para o local. Foram instaladas faixas de pedestres em todo o entorno do cruzamento e tachas e tachões refletivos para melhor visualização noturna da sinalização.

Essa é uma importante iniciativa que busca mais segurança nas travessias dos cruzamentos. "Temos recebido muita reclamação dos munícipes quanto a velocidade dos veículos, principalmente em vias secundárias e dentro dos bairros, que pedem a instalação de lombada ou lombofaixas, mas não podem ser colocados em qualquer lugar”, explica o secretário Fabiano Trigo.

"Por isso é muito importante que se encontre outras formas de fazer com que os motoristas e pedestres respeitem a sinalização de trânsito, que não sejam somente por meio de punição e multas, mas sim com criatividade e seriedade na marcação de solo das vias, indo além da sinalização regulamentada", complementa.

Agora, as equipes da Secretaria farão um acompanhamento do trânsito no local, consultando os moradores do entorno, coletando informações para avaliar os resultados do projeto. Se os resultados encontrados forem positivos, é possível a implantação do “Esquina Verde” em outros bairros de Sertãozinho e Cruz das Posses.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •