Prefeitura de Sertãozinho realiza ações de prevenção ao câncer de mama na campanha “Outubro Rosa”

Prefeitura de Sertãozinho realiza ações de prevenção ao câncer de mama na campanha “Outubro Rosa”
Foto: Divulgação

15/10/2024

Ao longo do mês de outubro, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações de prevenção ao câncer de mama como parte da campanha “Outubro Rosa”. Em todas as unidades de saúde, os profissionais orientarão as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para evitar o agravamento do câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, deve atingir mais de 73 mil mulheres até o final de 2024.

PALESTRAS
Além da intensificação na orientação, estão sendo realizadas palestras em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) com orientações sobre a saúde da mulher, com informações sobre a prevenção de cânceres de mama e de colo de útero, ministradas por enfermeiros do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de cada unidade.

Confira as próximas ações:

22 de outubro
9h: UBS “José Joaquim Bonfim” - Rua Paulo Meloni, 674
9h: Centro Comunitário “Maria Cavestro” – evento para servidores municipais

23 de outubro
9h: Centro de Apoio ao Turista (CAT) – evento para servidores municipais

VÁ AO GINECOLOGISTA
Todas as UBSs de Sertãozinho e Cruz das Posses possuem ginecologistas. Para agendar a sua consulta, informe-se na unidade de saúde mais próxima. Mulheres entre 50 e 60 anos devem realizar o exame de mamografia. Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, a espera entre o agendamento e a realização do exame é de aproximadamente 2 meses.

SINTOMAS
Os principais sinais de alerta para o câncer de mama são: massa endurecida e indolor na mama, pele avermelhada ou áspera, alterações no bico com saída de secreções da mama e nódulos nas axilas ou pescoço.

A CAMPANHA
A campanha internacional de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa” foi criada na década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York (EUA). Desde então, a campanha é celebrada em todo o mundo a fim de contribuir para a redução da incidência e mortalidade da doença


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •