Profissionais da UPA são capacitados para atender casos de PEP

Profissionais da UPA são capacitados para atender casos de PEP
Profissionais da UPA são capacitados para atendimento aos casos de PEP completando 24 horas de assistência no município. [Foto: Arquivo SMS]

15/02/2019

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou, recentemente, a capacitação de 17 profissionais de enfermagem da UPA de Sertãozinho, para atendimento a casos de PEP, mas... você sabe o que essa sigla significa?

A PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV) é uma medida de prevenção da infecção ao HIV, que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco em situações de exposição ao vírus, que podem ocorrer em casos de contato com materiais biológicos infectantes (sangue, sêmen, fluidos vaginais ou outros) e de exposição percutânea, de mucosa ou pele não íntegra.

Porém, onde nós queremos chegar mesmo, é na imoprtante informação de que, a capacitação da equipe de enfermagem se fez necessária para que, junto com a UPA, Sertãozinho passasse a atender, em período integral, ou seja, 24 horas, todo e qualquer caso de PEP – um grande avanço conquistado pela Saúde do município, já que, após as 16h, aos finais de semana e feriados, o munícipe tinha de buscar atendimento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

“É muito comum a necessidade de se adotar uma PEP por ocorrência de acidente de trabalho, como, por exemplo, com profissionais de enfermagem, auxiliares odontológicos ou de laboratório, assim como todos os que, na sua atuação profissional fiquem expostos a material biológico, incluindo profissionais de limpeza ou coletores de lixo, que se acidentam com materiais perfurocortantes, cuja ação é imprescindível na tentativa de impedir a infecção pelo HIV, com o uso de medicamentos específicos”, explica a enfermeira coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Rita Rosana Montenegro.

Outra situação importante atendida pela PEP é em relações sexuais consentidas, quando o preservativo se rompe, por exemplo, e não se conhece a situação sorológica do parceiro com relação ao vírus.

Assim, a partir de agora, a UPA de Sertãozinho encontra-se habilitada e capacitada para fazer os atendimentos de PEP, complementando o horário já realizado pelo Centro de Referência em Infectologia, situado no Centro de Saúde 2, que seguirá atendendo até as 16h. Após esse horário até às 7h, os atendimentos da PEP serão realizados na UPA, e em caráter de urgência médica – a medida deve ser iniciada o mais rápido possível e no máximo em 72 horas após a exposição.

O atendimento começa com o acolhimento do paciente possivelmente exposto ao HIV, sua testagem rápida e, se possível, a testagem da fonte (pessoa com quem houve o contato). Os antirretrovirais são utilizados por 28 dias para garantir a eficácia da PEP e a pessoa exposta deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias, nos Serviços de Atenção Especializada, no caso de Sertãozinho, o Centro de Referência de Infectologia.

Apesar de a PEP ser um direito de todos, a prevenção é sempre a melhor opção. “Tanto nos casos de exposição ao risco por relação sexual ou acidente de trabalho, a prevenção é sempre a palavra de ordem. No caso da relação sexual, a orientação é a prevenção combinada, com uso de preservativo masculino ou feminino, gel lubrificante e testagem sorológica periódica dos parceiros. Já no caso dos profissionais que são expostos aos riscos biológicos, a atenção ao uso dos equipamentos de proteção individual deve ser redobrada.

É preciso lembrar que, não é possível garantir 100% de eficácia contra a infecção por HIV com o uso da PEP e que, além do mais, as medicações indicadas podem provocar vários efeitos colaterais. É preciso considerar também o fator psicológico até a alta completa do acompanhamento, pois a infecção do HIV pode resultar no desenvolvimento da AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que é uma doença grave e sem cura”, finaliza Rita Montenegro.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •