Ribeirão Preto é a primeira cidade a ter ferramenta de acessibilidade no transporte coletivo

Ribeirão Preto é a primeira cidade a ter ferramenta de acessibilidade no transporte coletivo
Foto: Divulgação

14/01/2022

Para facilitar a rotina do usuário de transporte público em Ribeirão Preto, o município conta com o aplicativo Cittamobi que, nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, apresentou suas novas funções, com foco na acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Ribeirão Preto é a primeira cidade do Brasil a receber as melhorias.

O prefeito Duarte Nogueira ressaltou que o Cittamobi traz funções aperfeiçoadas com elementos sofisticados, mas simples para a vida de quem dele irá fazer uso. “São ações que permitem uma experiência de maior equidade, justiça e oportunidade para todos, não deixando ninguém para trás. Ribeirão Preto é uma cidade global e acolhedora, ligada em tudo que possa melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Utilizado para acompanhar os horários dos ônibus em tempo real, principalmente neste período de pandemia, o app conta com funções de recarga, busca e pontos próximos, linhas, entre outras funções que ganham mais acessibilidade a partir de hoje, na versão para Android, e em fevereiro para IOS.

O Cittamobi Acessibilidade traz uma versão muito mais avançada e aperfeiçoada, com inúmeras funcionalidades que conseguem oferecer grande autonomia aos deficientes visuais. Saber qual ônibus está passando, que horas ele chega e o ponto para descer são dificuldades que fazem parte da rotina destas pessoas.

“É uma ferramenta que faltava no aplicativo, que é de grande uso em Ribeirão Preto e irá agregar de forma gratuita a vida de quem utiliza o transporte coletivo na cidade, com mais segurança, pontualidade e conforto no ir e vir”, explicou o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

Foi vivenciando essa realidade na prática que o engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, deficiente visual, teve a iniciativa de propor uma versão do aplicativo de mobilidade Cittamobi adaptada para pessoas com essa deficiência. “Antes o foco era apenas para os ônibus, e hoje, também para a movimentação do usuário, para que ele possa ir até o ponto de ônibus, embarcar, acompanhar o percurso, desembarcar e chegar até o local que deseja. É uma forma que permite o deficiente visual conhecer melhor sua cidade e ande com mais segurança”, disse.

O principal diferencial é o VoiceOver, comando de voz que alerta quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisa o momento de chegada ao ponto de destino escolhido, e sinaliza o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus. Agora informa também por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto, fazendo com que o deficiente visual fique mais ambientado com a cidade.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •