Ribeirão Preto inicia teste com ônibus superarticulado

Ribeirão Preto inicia teste com ônibus superarticulado
Foto: Guilherme Sircili | Divulgação

Veículo com ar-condicionado estará à disposição até em janeiro na cidade

28/10/2021

A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 27 de outubro, o teste de um ônibus superarticulado com ar-condicionado para o transporte coletivo urbano.

Conhecido por sua estrutura sanfonada, o veículo foi apresentado pelo prefeito Duarte Nogueira para autoridades, empresários, imprensa e população interessada em conhecer o modelo. O experimento inicial teve como ponto de partida a avenida Costábile Romano (em frente ao parque Prefeito Luiz Roberto Jábali) e passou por avenidas como a Dr. Francisco Junqueira, rotatória Amin Calil, Fábio Barreto, Maurílio Biagi e Presidente Kennedy.

Com capacidade para 150 passageiros, o superarticulado modelo O-500 MDA 3736 da fabricante Mercedes-Benz possui piso alto para uso urbano. O principal destaque do veículo são seus quatro eixos, sendo o último na parte traseira direcional, o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros.

O chassi do veículo é indicado para corredores exclusivos de ônibus. O superarticulado se destaca pela consagrada suspensão totalmente pneumática, que proporciona um elevado nível de conforto a bordo, bem como pelo sistema de ajoelhamento, que facilitam notavelmente o embarque e o desembarque de passageiros.

A segurança dos usuários fica a cargo de um eficiente sistema de freios, que inclui ABS, Top Brake e freios a disco. Também são maiores que os ônibus articulados tradicionais, porém com mais flexibilidade em relação aos biarticulados de 28 metros.

“Este é mais um experimento que será realizado em nossa cidade com o intuito de melhorar a qualidade do transporte coletivo com modelos diferenciados existentes no mercado. Este teste será viável para Ribeirão Preto a partir das próximas semanas em várias linhas da rede municipal”, afirma o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

O prefeito de Ribeirão Preto adiantou que a primeira linha do transporte coletivo que irá receber o teste do veículo superarticulado será a 808 – Jardim Cristo Redentor. “O primeiro experimento em uma linha fixa da cidade será na quarta-feira, dia 3. Nesta ocasião, todos os usuários poderão já utilizar um veículo com acesso gratuito ao Wi-Fi”, anunciou Nogueira.

Ideal para corredores

Este modelo é ideal para os futuros corredores de ônibus que seguem em obras pela cidade. O ônibus é considerado um Bus Rapid Transit (BRT), ou seja, um carro de maior capacidade de transporte de passageiros e que transita de modo rápido por corredores específicos.

De acordo com a Transerp, o experimento do veículo em Ribeirão Preto será até janeiro de 2022.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •