RIBEIRÃO - Rede Municipal inicia aulas remotas na próxima segunda-feira
04/03/2021
As aulas na rede municipal de ensino, exclusivamente remotas, começam na próxima segunda-feira, dia 8 de março. Após a ação civil coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, que suspendeu o início das aulas presenciais, a Secretaria da Educação decidiu retomar o ensino de forma remota, até uma nova determinação judicial.
Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial terão o Google Classroom, aulas ao vivo na TV aberta, por meio do Programa Escola na TV, videoaulas, Whatsapp, Facebook e o envio de material impresso como ferramentas para a aprendizagem e a comunicação com os professores.
“O programa Escola na TV terá a sua programação integrada às sequências didáticas norteadas pela secretaria, sempre com o objetivo de complementar as atividades pedagógicas”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
Ainda de acordo com o secretário, este primeiro momento será voltado para o acolhimento e acompanhamento do ensino. “São medidas em respeito aos pais e alunos, para que possam retomar a rotina escolar e se programar a partir da próxima segunda-feira”, completou.
Guia escolar remoto
O planejamento dos professores está marcado para sexta-feira, dia 5. Na ocasião, os trabalhos serão organizados priorizando a utilização das sequências didáticas no Ensino Fundamental, das práticas de ações integradoras para a Educação Infantil e os materiais impressos.
O primeiro bimestre de 2021 será o período de acolhimento e de readaptação dos alunos e dos próprios professores. Serão retomadas as habilidades essenciais do ano anterior, promovendo o processo de reparação do ensino.
Sequências didáticas e Práticas de ações integradoras
Esses materiais apresentam propostas de trabalho que contemplam o desenvolvimento das habilidades essenciais referentes ao ano letivo de 2020, selecionadas pela equipe pedagógica. No seu desenvolvimento prático, as sequências didáticas e as práticas de ações integradoras serão adaptadas às diferentes realidades das escolas, sempre como referência.
Monitoramento
O acompanhamento da aprendizagem, da frequência e da entrega de atividades será realizado pelo professor, sob orientação da gestão escolar, por meio de sistema digital. Esse mecanismo substituirá os diários de classe impressos e servirá como documento oficial de registro.
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