RIBEIRÃO - Transerp cria novas áreas de espera para motos e bicicletas na Francisco Junqueira

RIBEIRÃO - Transerp cria novas áreas de espera para motos e bicicletas na Francisco Junqueira
Foto: Guilherme Sircili | Divulgação

27/07/2021

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, implantou no domingo, dia 25 de julho, na avenida Dr. Francisco Junqueira, seis novas sinalizações do projeto "Frente Segura Ribeirão", que consiste em áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares.

Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o departamento de Trânsito da Transerp reforçou os cruzamentos com sinalização vertical, evidenciando que o espaço é destinado para motocicletas e similares.

A nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril, incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição desta sinalização, destinada exclusivamente aos motociclistas.

"Agora, com a ampliação do projeto, Ribeirão Preto passou a contar com 11 cruzamentos com áreas de espera exclusiva para motocicletas e bicicletas. É mais segurança para o trânsito da Francisco Junqueira, uma das avenidas com maior fluxo de veículos da cidade", destaca Marcelo Galli, superintendente da Transerp.

As novas sinalizações foram demarcadas nos seguintes cruzamentos:

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua José Bonifácio

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua Amador Bueno

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua Tibiriçá

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua Paraíba

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua São Paulo

• avenida Dr. Francisco Junqueira com a rua João Ramalho

 

Sobre o “Frente Segura Ribeirão”

O “Frente Segura Ribeirão” é um projeto do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp. Com a demarcação antes da faixa de retenção nos semáforos, a sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.

Benefícios do projeto

• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com outros veículos no momento da abertura do verde do semáforo;

• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.


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