SAEMAS estuda perfuração de novo poço no Jardim Alvorada

SAEMAS estuda perfuração de novo poço no Jardim Alvorada
À esquerda, o superintendente adjunto do SAEMAS, Carlos Sarni, acompanha microfilmagem do poço nº 29, que foi desativado e será substituído por um novo [Foto: Arquivo SAEMAS]

07/12/2018

O SAEMAS está estudando a perfuração de um novo poço artesiano para atendimento à região do Jardim Alvorada. Isso porque, conforme a autarquia, o poço nº 29, localizado na rua Abílio Alves Teixeira, no bairro, teve de ser desativado há cerca de uma semana, após a constatação da presença de partículas de areia do Aquífero Guarani na captação de água.

A bomba submersa foi retirada pelo SAEMAS, que realizou uma microfilmagem no poço, em que foram detectadas fendas nos filtros e na redução da tubulação, por onde entrou a areia.

O poço nº 29 foi perfurado em 1994 e reformado em 2007, época em que produzia, aproximadamente, 150 m³ de água por hora. Com o passar dos anos, houve queda de produção e, atualmente, estavam sendo captados apenas 20 m³/h. Diante disso, o SAEMAS concluiu que, a grande quantidade de areia tornou a recuperação do poço inviável.

O poço desativado auxilia no abastecimento de doze bairros: Jardim Alvorada, Alto da Estação, Jardim Helena, Parque dos Buritis, Jardim Esplanada, Jardim Ouro Preto, Jardim Santo Antônio, Paraíso I e II, Parque do Triunfo, Jardim Harmonia e Jardim Iracema.

Segundo o superintendente do SAEMAS, Carlos Alberto dos Anjos, a perfuração de um novo poço, no mesmo endereço, será realizada, porém, o prazo para o procedimento poderá durar até seis meses, entre licitação, contratação de serviço, perfuração e conclusão. Os moradores da região, porém, não ficarão sem água.

“Para evitar que o abastecimento dos bairros fique comprometido, o SAEMAS realizou algumas manobras na rede dos bairros próximos. Assim, a água de poços vizinhos será levada para auxiliar no abastecimento da região. Desta forma, os moradores não sentirão a falta de água, embora poderá haver queda de pressão nas torneiras em determinados horários de maior pico de consumo”, explicou.

Para dúvidas e outras solicitações, os munícipes podem contatar o SAEMAS, através do telefone 3946-4646.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •