Saiba como solicitar reparos na rede de iluminação pública

Saiba como solicitar reparos na rede de iluminação pública
Profissional trabalha na manutenção de poste da avenida Egisto Sicchieri [Foto: Arquivo Secretaria de Obras]

Foi amplamente divulgado que, desde janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal passou a ser responsável por alguns reparos na rede de iluminação pública, porém, alguns cidadãos ainda têm dúvidas sobre o que é incumbência do Poder Público e aquilo que fica a cargo da empresa concessionária de energia.

Para ajudar os munícipes na hora de solicitar os reparos, o engenheiro elétrico da Secretaria Municipal de Obras e responsável pela fiscalização do contrato de manutenção da iluminação pública, Leandro Tomozaki Bonavena, dá alguns esclarecimentos. “A solicitação de reparos de iluminação pública, como a substituição de lâmpadas queimadas ou com mau funcionamento em praças, ruas ou avenidas, deve ser feita por meio do telefone 199 da Guarda Civil Municipal.

Essas solicitações são encaminhadas ao Departamento de Manutenção, da Secretaria de Obras, que, por sua vez, toma as devidas providências”, explica o profissional, que destaca: “é importante lembrar que, em caso de falta de energia, postes quebrados ou cabos caídos, os cidadãos devem notificar a empresa CPFL, por meio de seus canais de comunicação”.

Segundo informações da Secretaria de Obras, de janeiro até o dia 23 de abril, a empresa Ilumitec, que venceu a licitação e executa o trabalho de manutenção da iluminação pública, realizou 850 reparos no município e no Distrito de Cruz das Posses. Desse total, 645 ordens de serviço são oriundas de chamados abertos pelos cidadãos; o restante engloba reparos executados a partir da identificação de problemas por parte da equipe que realiza a manutenção. “No geral, estamos conseguindo atender os chamados dentro do prazo estipulado, de até dois dias úteis”, menciona Leandro.

Vale, então, o reforço das informações: a lâmpada de um poste está apagada ou piscando? Ligue 199 e protocole o pedido de reparo junto ao setor responsável da Prefeitura. Mas, se a energia acabou, o poste está quebrado oferecendo risco aos cidadãos ou há cabos de alta tensão caídos, entre em contato com a CPFL energia, por meio de seus canais de comunicação (0800 010 10 10 ou www.cpfl.com.br).


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