Saiba os métodos adequados para não se deparar com escorpiões
03/01/2019
Um animal tão pequeno, mas ao mesmo tempo muito perigoso! Será que você sabe as medidas preventivas para evitar escorpiões dentro de casa? E, pensando mais a fundo sobre o assunto, será que você sabe que apenas o veneno não mata o animal? Se as respostas das perguntas forem “não”, ou talvez ainda tenha curiosidades, acompanhe esta notícia até o fim.
No município de Sertãozinho, o Controle de Vetores atendeu 845 chamados no ano de 2018, relacionados a animais peçonhentos ou transmissores de zoonoses (escorpiões, roedores, mosquitos, caramujos, abelhas, etc.), dentre elas, 360 foram de aparecimento de escorpiões em imóveis.
Segundo Juliano Mossin, diretor de Divisão do Controle de Vetores, dos 360 casos que envolveram escorpiões, 78 foram com picadas. “Felizmente, não tivemos nenhum óbito relacionado aos acidentes com escorpiões. No geral, realizamos uma busca ativa em todos os imóveis e, além disso, quando possível, fazemos a captura do animal e orientamos as famílias sobre as medidas preventivas e corretivas nas residências, para evitar o aparecimento deles”, informa.
Sobre os escorpiões
Os escorpiões podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente, próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem em entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, etc.
Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.
Dedetizar não adianta
Escorpiões são notoriamente difíceis de matar. Esses aracnídeos venenosos estão acostumados a viver sob condições extremas, portanto, o uso de inseticidas não dá conta do recado. A forma mais segura de matar escorpiões é perfurando seu exoesqueleto com um objeto pontiagudo.
Como evitar acidentes com escorpiões
- Evite acumular lixo e entulho perto de casa;
- Tape as frestas e buracos das paredes;
- Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;
- Não guarde objetos embaixo das camas;
- Afaste as camas das paredes;
- Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;
- Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando;
- Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido;
- Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões.
Em casos de picadas de escorpião
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Manter o local da picada voltado para cima;
- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
- Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro.
Todo cuidado é pouco, e para quem possui animais de estimação, crianças e idosos em casa, é melhor ter a atenção redobrada, pois uma picada deste bicho pode ser fatal.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Controle de Vetores, através do telefone 3945-5369.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.