Santa Casa de Sertãozinho retrata pelo lamentável acontecimento referente à presença de uma lagarta na sobremesa oferecida a um dos pacientes

Santa Casa de Sertãozinho retrata pelo lamentável acontecimento referente à presença de uma lagarta na sobremesa oferecida a um dos pacientes
Nas imagens, retiradas das Câmeras disponíveis na cozinha, é possível verificar as uvas sendo devidamente higienizadas e posteriormente porcionadas | Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa

30/01/2023

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Santa Casa de Sertãozinho

O Setor de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Sertãozinho se retrata pelo lamentável acontecimento referente à presença de uma lagarta na sobremesa oferecida a um de nossos pacientes - uvas. Realizamos um processo de investigação, através das imagens das câmeras que registram todas as atividades realizadas no setor e as imagens mostram que o processo de higienização foi realizado, mas ainda assim, nos deparamos com tal fatalidade, já que as uvas para distribuição foram separadas uma a uma dos cachos, sendo realizado o processo de desinfecção.

Informamos que estaremos apurando de forma mais minuciosa para constatar em qual momento pode ter ocorrido a falha no processo.

As colaboradoras envolvidas serão convocadas e retreinadas sobre boas práticas de manipulação nos serviços de alimentação, para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços e evitar incidentes como este. A reclamante foi ouvida pela nutricionista e pela coordenadora da área de hotelaria do hospital.

O Setor de Nutrição e Dietética segue procedimento operacional padronizado para higienização de frutas, verduras e legumes que consiste na seleção dos itens, a pré-lavagem, a desinfecção com hipoclorito de sódio (teor de cloro ativo de 2,0 a 2,5%) e o porcionamento em recipiente com vedação/tampa.

Recebemos visitas periódicas da Vigilância Sanitária municipal e seguimos o regulamento técnico de boas práticas de manipulação de alimentos - (Portaria CVS 5).

Esclarecemos também que a lagarta presente nas uvas não causa teniase e/ou cisticercose que é uma doença parasitária causada pela infecção do estágio larval da Taenia solium (popular - solitária) que é um parasita – platelminto - espécie diferente da encontrada.

O Setor de Nutrição e Dietética reitera suas mais sinceras desculpas e ressalta que está disponível para visitação.

Nas imagens, retiradas das Câmeras disponíveis na cozinha, é possível verificar as uvas sendo devidamente higienizadas e posteriormente porcionadas.

Nádia Martelli - Nutricionista – CRN 34.700 (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa)


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •