Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas de atletismo
17/10/2019
A prática de qualquer esporte é importante para o desenvolvimento da criança. O atletismo é uma modalidade esportiva consistente em um conjunto de provas esportivas (corridas, saltos, lançamentos e arremessos) que compreendem o desenvolvimento de diversas habilidades motoras, servindo de base para outras modalidades.
Para um aproveitamento saudável do esporte, sua prática deve ser aplicada considerando a faixa etária e amadurecimento físico, cognitivo e social dos praticantes. Deve também proporcionar experiência da prática das diversas modalidades do atletismo, evitando dessa forma a especialização precoce em apenas uma modalidade.
O profissional de Educação Física, para contribuir na formação e no desenvolvimento motor da criança, deve, necessariamente, possuir conhecimentos teórico e prático específicos sobre seus comportamentos, características fisiológicas, maturação, treinabilidade e, sobretudo, contato sadio entre técnico e atleta. Além disso, a iniciação esportiva é uma fase importante, pois se trata de uma etapa em que o indivíduo tem as primeiras noções de uma atividade nova.
Em Sertãozinho, as modalidades de atletismo são desenvolvidas no Centro Olímpico “Maria Zeferina Rodrigues Baldaia”, através de uma parceria entre o Instituto Social, Cultural e Esportivo (ISCE) com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O Projeto, coordenado pelo professor Diego Araújo e pela professora Lisangela da Cruz Silva, conta hoje com cerca de 160 alunos, desde iniciantes a partir dos 5 anos de idade, passando pelos atletas de competição, e englobando até o trabalho de qualidade de vida, que atende também os adultos amantes da modalidade. As aulas e os treinamentos acontecem de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 14h às 17h30.
A coordenadora e treinadora Lisangela destaca a importância do projeto e aconselha os pais a insistirem com os filhos a praticarem qualquer modalidade esportiva. “No atletismo, a gente trabalha a disciplina do aluno desde pequeno e a escolha das provas fica sempre a cargo do atleta. Ele escolhe aquela a que mais se enquadra”, declara a professora.
A atleta Vitória Raquel da Silva Pavão, de 17 anos, pratica o atletismo desde os seus 3 anos. Ela escolheu o lançamento do martelo, porque foi a prova com a qual mais se identificou. “Eu me identifiquei com o lançamento do martelo devido à minha facilidade na força dos movimentos”, conta. Hoje, ela é uma das principais atletas de competição do projeto.
Para se inscrever e participar das aulas de atletismo, basta comparecer ao Centro Olímpico “Maria Zeferina Rodrigues Baldaia”, que fica na rua Hugo Zanini, s/nº – Jardim Europa II.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.