Segurança é destaque no Novo Sistema de Transporte Público de Sertãozinho
25/02/2019
Sertãozinho vivenciará uma grande mudança em seu sistema de transporte público a partir do dia 10 de março, que visa melhoria na oferta, qualidade e rapidez, assim como maior economia e segurança para os usuários.
Além da criação das novas linhas, alterações nos itinerários e implantação do bilhete eletrônico (que permitirá a integração de linhas), todos os ônibus contarão com um sistema de segurança composto de câmeras e botão de pânico.
“São quatro câmeras de alta resolução posicionadas estrategicamente, para permitir total visibilidade do interior de cada veículo, sem pontos cegos”, explica Cristiano Souza, encarregado de tráfego da Viação Sertanezina. “As imagens serão armazenadas e analisadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) sempre que houver necessidade”, ele complementa. Cristiano informa que há também uma câmera frontal em cada ônibus, que registra imagens externas do percurso.
O botão de pânico, por sua vez, só estará acessível ao motorista, que poderá acioná-lo em caso de pane ou de risco. “Isso agiliza o envio de um novo veículo, na necessidade de substituição do mesmo, minimizando transtornos aos passageiros. Além disso, torna mais ágil o acionamento da polícia, caso isso seja necessário”, destaca Cristiano.
O encarregado de tráfego da Viação Sertanezina salienta que, a manutenção preventiva dos equipamentos de imagem será feita diariamente, ao verificar o seu correto funcionamento. “Caso apresentem qualquer defeito, este será imediatamente corrigido”, ele garante.
Esses equipamentos de segurança fazem parte de um sistema maior de telemetria, que monitora em tempo real vários itens de funcionamento dos ônibus, através de sensores, o que permite rápida ação dos funcionários em caso de qualquer anomalia.
“Todos os ônibus estão equipados com sensores de porta, de velocidade, de giro do motor e de localização (GPS)”, elenca Cristiano. Dessa maneira, o Centro de Controle Operacional pode monitorar em tempo real, além das imagens das câmeras, o funcionamento mecânico de cada ônibus e o deslocamento da frota, como o cumprimento de horários e do itinerário. E finaliza: “isso otimiza o trabalho, minimiza riscos e traz economia a todos, pois aumenta o tempo de vida útil dos veículos”.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Transportes João Batista de Camargo Júnior, o valor da tarifa permanecerá a R$ 3,70 após a implantação do Novo Sistema. Para isso, entretanto, ele enfatiza que, para alcançar pleno sucesso do novo modelo, torna-se fundamental que a população utilize o transporte público.
“Foram investidos mais de R$ 10 milhões pela empresa vencedora da licitação e, caso não haja a demanda esperada, haverá a necessidade de rediscutir a quantidade de ônibus, número de linhas, horários e aumento da tarifa, entre outros”, afirma Camargo, que conclui: “essa é uma conquista histórica para a nossa população. Então, faço um pedido aos munícipes para que aproveitem esse benefício ao máximo”.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.