Sertãozinho cria rede integrada para atender, de forma mais rápida, pessoas com AVC

Sertãozinho cria rede integrada para atender, de forma mais rápida, pessoas com AVC
Foto: Divulgação

07/08/2023

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, através da equipe municipal de Neurologia, convidou os prestadores de serviço da rede de saúde a participarem do “II Curso de Ação Integrada ao AVC”. O objetivo foi capacitar os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área de saúde para o diagnóstico e atendimento rápido aos pacientes com “Acidente Vascular Cerebral” – AVC – que chegam nas unidades de saúde pública. O evento foi no último sábado (5) e teve a participação de profissionais da Santa Casa, SAMU, UPA, Ser Imagem, do Laboratório de Análises Dr. Pacca, além de motoristas, telefonistas, recepcionistas médicos e enfermeiros.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a 2ª causa de morte no Brasil, é também a 1ª em morbidade, que deixa sequelas no paciente. A orientação é para que aos primeiros sintomas, como perda súbita de força no braço ou na perna, perda de fala, ou entortar da boca, a pessoa deve procurar com urgência a rede de apoio médico.

O paciente tem uma janela de 4h30 para ser atendido para que os efeitos do AVC não sejam agravados, por isso a importância do treinamento e agilidade no atendimento.

Atualmente, oito neurologistas atendem pelo SUS em Sertãozinho e Cruz das Posses, e a capacitação conseguiu estruturar essa “Ação Integrada ao AVC”, que se baseia tanto no atendimento pré-hospitalar quanto no hospitalar.

No caso de Sertãozinho, nos ambulatórios e na Santa Casa. A Prefeitura oferece exames gratuitos como o Dopler Intracraniano e está trabalhando para oferecer leitos exclusivos para pacientes com AVC.

“Diante do aumento de casos, essa é uma demanda que há muito tempo estamos trabalhando. Hoje Sertãozinho está preparada para atender de forma rápida aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral, graças ao novo padrão de atendimento”, afirmou o prefeito Dr. Wilsinho.

TRATAMENTO

Segundo o Coordenador da Equipe de Neurologia Municipal, Dr. Samuel Salomão Prado, existem vários tipos de tratamento ao AVC, um deles que está sendo feito em Sertãozinho é o da “Trombólise”, que é a medicação que quando aplicada dentro de 4h30 após os primeiros sintomas, pode ter grande sucesso para reverter o Acidente Vascular Cerebral ou, pelo menos, contribuir para deixar menos sequelas no paciente.

“Sertãozinho registra atualmente de 60 a 70 casos de AVC por mês, por isso nós capacitamos as equipes para que elas tenham esse olhar diferenciado para o AVC, e com isso possamos dar uma chance de vida às pessoas que chegam nas unidades de saúde”, afirmou Dr. Samuel.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •