Sertãozinho - Descarte irregular de massa verde pode resultar em multa

Sertãozinho - Descarte irregular de massa verde pode resultar em multa
Descartar restos de poda de árvores em terrenos é crime passível de multa [Foto: Arquivo SEMA]

21/02/2019

Você sabia que pedaços de troncos, galhos e folhas eliminados com as podas e cortes de árvores, tanto de locais públicos como de particulares, são chamados de massa verde? E sabia também que o descarte dessa massa verde em terrenos é irregular e até mesmo crime?

De acordo com a Lei nº 5.793, de 10 de outubro de 2014, que disciplina o sistema para a gestão sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, o infrator fica sujeito a notificação e até mesmo multa. Isso porque o gerador do resíduo é responsável por ele e pelo descarte correto.

Sertãozinho possui um local adequado para descarte dessa classe de resíduos, onde a massa verde é picada e triturada, e posteriormente reaproveitada na produção de adubos orgânicos, através do processo de compostagem.

“Esse adubo é rico em minerais e nutrientes, e é utilizado no município em jardins, praças e parques, além de plantios realizados nas áreas verdes e também para cobertura de solos, contribuindo com a manutenção da umidade em tempos de estiagem”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

Além disso, “os cortes e podas de árvores realizados sem a autorização da Secretaria de Meio Ambiente, tanto em terrenos particulares ou públicos, estão sujeitos a fiscalização e penalidades”, enfatiza Carlos Alexandre. “O reaproveitamento desses resíduos orgânicos é de extrema importância, pois, normalmente, eles seriam descartados em aterros sanitários”, ele destaca.

Portanto, a população e os jardineiros devem destinar resíduos caracterizados como massa verde diretamente na Usina de RCC, localizada na Estrada Municipal da Usina Albertina, s/nº, Zona Rural, Sertãozinho. O trajeto é sinalizado e o acesso é feito pelas avenidas Aléssio Mazer e Osvaldo Pontes, na região do Jardim Santa Rosa II. O serviço é totalmente gratuito até 1 metro cúbico de massa verde por pessoa.

Mais informações sobre a destinação de massas verdes podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •