Sertãozinho é premiado como Município Destaque na Alfabetização no Estado de SP

Sertãozinho é premiado como Município Destaque na Alfabetização no Estado de SP
Foto: Divulgação

21/02/2024

Sertãozinho recebeu o troféu "Município Destaque na Alfabetização", durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, política pública estadual que tem como objetivo tornar 90% das crianças de até sete anos em leitoras até 2026. O município já está na frente com dados positivos em comparação às mais de 600 cidades do estado de São Paulo.

A avaliação foi realizada em larga escala da fluência leitora, onde os estudantes são convidados a ler palavras e textos. Com base na quantidade de acertos e no modo como essas leituras são realizadas, são estabelecidos perfis de leitores.

A avaliação diagnóstica, ocorrida em junho, e a somativa, em novembro, trazem um mapeamento da fluência leitora e a comparação dos resultados de uma avaliação para outra. Os índices apontam avanços significativos na fluência leitora dos alunos dos 2º anos da rede municipal de ensino de Sertãozinho, saltando o índice do município de 4.8 para 5.4, um aumento considerável.

As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação quanto ao trabalho com a fluência leitora são formações pedagógicas, oficinas de análise de resultados e compartilhamento de boas práticas, elaboração de um Plano de Ação Orientado pelos resultados da Avaliação Diagnóstica, pautado em estratégias de leitura diária.

ALFABETIZA JUNTOS SP
O lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, que aconteceu hoje (20), marca o compromisso do Governo de SP de alcançar 90% de crianças leitoras até 2026 e de transformar a alfabetização em política pública estadual.

Além dos incentivos financeiros, a Secretaria de Educação de São Paulo irá proporcionar especialização aos professores e garantir que todos possuam as competências necessárias para o sucesso do programa e de nossos estudantes.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •