Sertãozinho ganha laboratório de cervejaria para curso do IFSP

Sertãozinho ganha laboratório de cervejaria para curso do IFSP
Foto: Arquivo IFSP | Divulgação

08/12/2021

Na manhã de segunda-feira (6), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Gomes, e a diretora do Departamento de Preservação e Conservação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Sílvia Meira, representaram a Prefeitura de Sertãozinho na inauguração do laboratório do curso Técnico em Cervejaria do Instituto Federal São Paulo (IFSP), câmpus Sertãozinho.

Além do secretário, estiveram presentes na solenidade de inauguração o diretor-geral do IFSP Sertãozinho, Paulo Sergio Calefi; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki; e o coordenador do curso Técnico em Cervejaria, Marcos Paron.

Na ocasião, também foi firmada parceria entre o IFSP e a Associação do Museu da Cerveja de Ribeirão Preto para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, de pesquisa e levantamento histórico do setor cervejeiro na região para a criação do museu da cerveja em Ribeirão Preto.

No final da cerimônia, as autoridades presentes participaram de uma etapa da produção adicionando lúpulo à receita. O lúpulo é o ingrediente responsável pela intensidade do aroma, sabor e amargor da cerveja.

Além disso, atua como um conservante, pois impede a multiplicação de bactérias e também influencia na espuma e corpo da bebida.

Com capacidade para produzir 750 litros de cerveja por mês, o laboratório foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o crescimento da cadeia produtiva do setor cervejeiro.

Atualmente, a produção serve à degustação dos alunos e professores, visando a obtenção de uma bebida de alto grau de qualidade. Futuramente, o produto poderá ser comercializado.

O curso Técnico em Cervejaria do IFSP Sertãozinho, que é oferecido na modalidade subsequente ao Ensino Médio, iniciou no primeiro semestre de 2020 e logo passou à modalidade on-line, devido à pandemia de Covid-19. As aulas presenciais retornaram no segundo semestre de 2021. Além do processo de produção da bebida em si, os alunos aprendem a gerir uma cervejaria em todos os aspectos.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Gomes, o curso do IFSP Sertãozinho e a instalação do laboratório são de grande importância para o desenvolvimento da economia do município ao reconhecer e apoiar a produção cervejeira local.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •