Sertãozinho recebe verba estadual para retomada do turismo pós-pandemia
28/05/2021
Na última terça-feira (25), o Secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini, acompanhado do diretor de Turismo, Josias José do Nascimento, representou o prefeito Dr. Wilsinho no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para assinatura de convênio que libera recursos aos Municípios de Interesse Turístico (MIT).
O evento contou com a participação do governador João Doria, de membros da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e de representantes das cidades que integram a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).
Esta é a primeira vez, desde a criação do selo MIT, em 2015, que o Governo do Estado de São Paulo faz uma reunião exclusiva para os 140 Municípios de Interesse Turístico. Na ocasião, foram liberados para cada municipalidade R$ 361 mil que devem ser investidos em obras de infraestrutura turística.
Em Sertãozinho, a verba auxiliará na implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funcionará no antigo prédio da Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr”. Neste local serão atendidos tanto turistas de negócios como também turistas de lazer.
O CAT receberá, ainda, exposições de obras e produtos artesanais de artistas e artesãos locais, uma iniciativa que gerará renda a essa categoria, que tem sido tão afetada financeiramente pela pandemia de Covid-19.
Para a liberação dos recursos, o projeto do CAT será enviado ao Governo Estadual nos próximos dias, de forma digital. E o processo licitatório começará ainda na primeira quinzena de junho. A inauguração deve acontecer em 2022.
Além da assinatura do convênio, foram tratados outros assuntos, como a integração do termo “Viagens” ao nome da Secretaria Estadual de Turismo; a retomada gradual e segura das atividades turísticas nos MIT, através do programa SP para todos; anúncio da parceria entre as Secretarias estaduais da Educação e de Turismo e Viagens na oferta de disciplinas eletivas, a partir do ano que vem, sobre o setor de viagens e turismo aos alunos do ensino médio e ensino fundamental II da rede pública estadual; e revisão dos Fundos Municipais de Turismo (FUMTUR), para garantir maior eficácia no investimento em turismo.
INTERESSE TURÍSTICO
A criação dos MITs tem o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Para ocupar uma das 140 vagas de MIT, os municípios devem ter potencial turístico, um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos. Sertãozinho tem o selo MIT desde 2018.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.