Sertãozinho sedia Encontro de Educação Ambiental na próxima semana

Sertãozinho sedia Encontro de Educação Ambiental na próxima semana

Sertãozinho terá um evento para discutir a pluralidade das questões relacionadas ao meio ambiente, nos próximos dias 22 e 23, quinta e sexta-feira, já que a cidade sediará o “III Encontro de Educação Ambiental do CBH-Pardo”, realizado pela Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com apoio da Prefeitura Municipal, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), do Sesc, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e do Centro Universitário Moura Lacerda.

Em sua terceira edição, o Encontro de Educação Ambiental propõe o aprofundamento das discussões a respeito das causas e dos sintomas da crise hídrica que afeta o Brasil, desde 2013, como a mudança no regime de chuvas e o prolongamento da estação da seca na região central do país, que tem ameaçado o abastecimento público, a queda de produtividade agrícola, o desaparecimento de nascentes e a diminuição do volume de água de rios e lagos.

O evento traz como tema uma frase escrita por Guimarães Rosa, em seu livro Grande Sertão: Veredas, que afirma: “Perto de muita água, tudo é feliz”. “A escolha da sentença foi proposital e pretende levar os participantes a refletirem sobre nossa capacidade de revermos a forma de utilização e de gerenciamento dos recursos hídricos”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, que comemorou a escolha do município para sede do evento: “estamos muito felizes por receber esta edição do Encontro de Educação Ambiental do CBH-Pardo que, pela primeira vez, parte da cidade-sede do Comitê, para ser realizado em outro município localizado na bacia hidrográfica do rio Pardo”.

Vale lembrar que, o evento terá espaço de comunicação e compartilhamento para iniciativas de caráter educativo que ocorrem na região, por meio de ações pontuais ou projetos e programas de educação ambiental, que podem influenciar políticas públicas relacionadas à produção de energia, captação de água, mudanças climáticas, restauração ecológica, gerenciamento de resíduos sólidos e outros assuntos tão urgentes e carentes de atuação sensível e racional.

Também serão oferecidos minicursos sobre temas variados, de importância tanto para os educadores e cidadãos em geral, quanto para representantes de órgãos públicos, como políticas públicas e planos municipais de educação ambiental; elaboração de projetos de educação ambiental para o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos); escolas sustentáveis e brinquedos com reuso.

O evento será realizado das 8h30 às 17h30, nas duas datas, no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Sertãozinho), localizado à rua Américo Ambrósio, 269 – Jardim Canaã; e deve reunir representantes das 27 cidades que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo.

 

Como posso participar?

A participação no “III Encontro de Educação Ambiental do CBH-Pardo” é totalmente gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do blog: aeapardo.blogspot.com.br – na mesma página é possível acessar a programação completa do evento.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3623-3940 (ramal 223) ou do e-mail aeapardo@gmail.com.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •