Sertãozinho suspende aulas da rede municipal a partir do dia 23
18/03/2020
Diante dos riscos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho emitiu dois decretos nesta terça, 17, que têm por objetivo a adoção de medidas preventivas, para minimizar a possibilidade de infecção da população pelo vírus. Os detalhes foram esclarecidos durante uma coletiva de imprensa, ocorrida na tarde de hoje.
Dentre as situações apontadas pelo Decreto nº 7.575, a de maior impacto é a suspensão das aulas na rede municipal de educação, a partir de do próximo dia 23 de março até o dia 05 de abril. “Até sexta-feira, dia 20, será considerado dia letivo normal, e até lá faremos a orientação dos alunos e seus familiares”, aponta a secretária adjunta de Educação, Gisele Maria Miranda.
O decreto também suspende, pelas próximas duas semanas, a realização de qualquer evento público cultural, esportivo e de lazer, bem como o funcionamento de feiras livres, teatros e do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. “A intenção é de que pelos próximos 15 dias não se propicie situações que promovam aglomeração de pessoas, especialmente em grande escala, pois já se sabe que, nessas condições, a probabilidade de contaminação aumenta”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.
O decreto traz, ainda, recomendações quanto à limitação de aglomerações em até 50 pessoas, quando isso for indispensável, além da intensificação de medidas higiênicas para indústrias, estabelecimentos de saúde e academias.
E como último artigo, o documento apresenta como principal proibição prevista: nas unidades de saúde pública (UPA e UBSs), o paciente só deve ter acompanhante caso seja indispensável, ficando vetado o acesso de pacientes acompanhados por crianças ou pessoas com mais de 60 anos. “Trata-se de uma medida que visa, justamente, proteger os grupos de risco para o coronavírus”, destaca a secretária de saúde.
O prefeito Zezinho Gimenez ressaltou que, o Comitê Técnico formado para acompanhamento e avaliação das condutas relativas à prevenção do coronavírus terá autonomia para sugerir alterações no decreto. “Nosso Comitê estará atento e, se os técnicos julgarem necessário, a qualquer momento esse decreto pode ser alterado, adotando-se, inclusive, medidas novas e até mais restritivas”, pontua o chefe do Executivo.
A íntegra do documento pode ser consultada no site da Prefeitura: sertaozinho.sp.gov.br.
Vale destacar que: o Comitê Técnico do COVID-19 disponibilizou um número para chamadas de voz, com a intenção de esclarecer dúvidas da população sobre os sintomas do coronavírus. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e será feito por médicos da equipe de infectologia do município. Basta ligar: 99128-7015.
É importante dizer que, até o momento, Sertãozinho possui 10 casos suspeitos de infecção pelo vírus, que aguardam resultados dos exames que estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz. Os pacientes estão sendo monitorados, encontram-se em isolamento domiciliar e não apresentam sintomas graves da doença. Não há casos confirmados.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.
Conteúdos Relacionadas
- 13/02/2020 - Bloco do Mané anuncia a folia carnavalesca
- 14/02/2020 - Construção das novas instalações do Centro POP segue em andamento
- 14/02/2020 - Meio Ambiente tem fiscalização atuante em Sertãozinho
- 17/02/2020 - UBSs de Sertãozinho terão plantões especiais de atendimento durante o C...
- 17/02/2020 - GCM realiza sonho de criança em festa de aniversário