Sertãozinho terá aumento na quantidade de linhas de ônibus a partir de março

Sertãozinho terá aumento na quantidade de linhas de ônibus a partir de março
Usuários do transporte coletivo terão novas linhas disponíveis a partir de 10 de março [Foto: Ana C. Fantin]

08/02/2019

As alterações no sistema de transporte público urbano de Sertãozinho, que já vêm sendo divulgadas pela Prefeitura, trarão, entre outros aspectos, um grande benefício para a população: o aumento no número de linhas (de 7 para 11), com alterações nos itinerários, locais de embarque e desembarque dos passageiros, e mais horários à disposição da população.

Os itinerários de todas as linhas já existentes foram revistos e modificados, visando à melhoria da mobilidade dos usuários do transporte público de Sertãozinho, no que tange à oferta de horários, qualidade do transporte e rapidez no trajeto. “Com esse objetivo de otimizar as viagens, algumas linhas de maior movimento serão desmembradas. Assim, com o itinerário mais curto, o trajeto passa a ser mais rápido e a oferta de horários fica maior”, explica Marister Rodrigues Godinho Lopes, Chefe de Seção de Transportes Coletivos e Credenciados.

Explicando mais detalhadamente, a antiga linha Ulysses Guimarães se transformou nas novas linhas 01 - Vila Áurea e 02 - Ulysses Guimarães. A Interbairros, por exemplo, foi subdividida nas linhas 05 - Alto do Ginásio, 06 - Jardim Bandeirantes e 07 - São João. E o antigo itinerário atendido pela linha Lúcia Fabro Sverzut passará a ser coberto pelas novas linhas 10 - Aragão e 11 - Lúcia Fabro Sverzut.

Uma novidade é a criação de uma linha que atende bairros antes não contemplados. É o caso do Distrito Industrial e da Vila Garcia, que passarão a receber a linha 04. A auxiliar de limpeza Marleide de Cabral, que presta serviços no Distrito Industrial, será uma das beneficiadas, e comemorou a novidade, já que ela deixará de andar de 30 a 40 minutos do último ponto até o distrito industrial. “Será menos cansativo e mais seguro. Muita gente acabava desistindo do serviço no local, por falta de transporte”.

São muitas mudanças nos itinerários e locais dos pontos. O secretário de Segurança Pública e Trânsito, João Batista de Camargo Júnior, porém, tranquiliza a população. “Serão distribuídos nas residências folhetos informativos constando todos os itinerários e novos pontos. Então, o munícipe deverá ficar atento a esse material de divulgação, pois alguns nomes de linhas antigas serão mantidos, mas o trajeto não será o mesmo”.

Para assegurar o acesso a toda a cidade, será implantado também o sistema de integração, através do bilhete eletrônico. “E para garantir a maior oferta de horários, a frota atual, que é de treze ônibus, passará para vinte, sendo doze deles 0 km e os demais, com idade média de 5 anos” expõe Camargo.

O secretário pede aos sertanezinos que tenham um pouco de paciência na implantação do novo modelo de transporte. “Esse início é uma fase de adaptação. Por isso, é preciso um pouco de paciência por parte dos usuários nas eventuais intercorrências que poderão ocorrer”.

Para certificar o resultado e o sucesso desse novo sistema, é fundamental que a população utilize o transporte público. “Caso não haja a demanda esperada, haverá a necessidade de rediscutir a quantidade de ônibus, número de linhas, horários e aumento da tarifa”. E finaliza: “então, faço um pedido à população para que prestigie essa conquista, que é sua”.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •