Teste vai detectar leptospirose em 20 minutos
17/02/2020
O Brasil estuda a implantação de um teste rápido para a leptospirose. O exame, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz, apresenta resultado em apenas 20 minutos.
Os primeiros testes com o kit serão realizados em estados do sudeste do país. Moradores da região sofrem com inundações provocadas pelas fortes chuvas.
A leptospirose é uma doença transmitida, principalmente, por ratos, ratazanas e camundongos. O contágio ocorre pelo contato direto com a urina do animal infectado ou pela exposição à água contaminada.
O risco de pegar a doença não desaparece depois que a água baixa. Isto porque a bactéria pode viver até seis meses nas partes tocadas pela inundação.
Daí a recomendação: se você teve a casa ou o carro alagados pela água da chuva, é necessário fazer uma boa higienização. Se a água molhou a tábua de madeira, uma chupeta, a mamadeira, medicamentos ou a ração do animal – jogue tudo fora.
Importante: a leptospirose também pode contaminar os cães. Por isso, é importante vacinar o cachorro. Ainda não existe vacina para humanos.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.